Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

how to quote

WISNIK, Guilherme. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Melhor obra”. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin / Eduardo de Almeida e Rodrigo Loeb. Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.03, Vitruvius, fev. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5053>.



A Biblioteca Brasiliana (1) é uma obra exemplar desde muitos pontos de vista. Nasce de uma iniciativa esclarecida e generosa do casal Guita e José Mindlin, tornando de acesso público sua preciosa coleção de livros. E o projeto do edifício, a cargo dos arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, fez jus ao rigor e à poesia que guiaram a formação da coleção, cuidando também com esmero da execução da obra, que se estendeu por longos dez anos. O projeto prima pela elegância de proporções, generosidade espacial e apuro nos detalhamentos, não apenas dos espaços e elementos estruturais, mas também do mobiliário.

Implantado em uma encosta na Cidade Universitária, o prédio-sede da Biblioteca Brasiliana e do Instituto de Estudos Brasileiros acerta, através de rampas, os dois níveis de acesso situados em cotas distintas, criando uma circulação principal em nível intermediário. O edifício é fluido e contínuo, destacando os elementos programáticos através de geometrias nítidas, como cilindros e prismas. A austeridade da combinação entre concreto, aço e vidro convém à imagem da instituição, que ao mesmo tempo se abre generosamente para o público, convidando-o a entrar e percorrer os seus espaços amplos e transparentes.

É possível enxergar nessa obra tanto um desenvolvimento inteligente das lições presentes na arquitetura da chamada “Escola Paulista” – tais como o uso do concreto aparente, rampas, pés-direitos variados, grande integração espacial dada por uma cobertura única –, quanto uma leitura acurada de exemplos lapidares da arquitetura internacional, com destaque para as obras de Louis Kahn e Gordon Bunshaft. Pode-se dizer que Eduardo e Rodrigo aprenderam com a biblioteca de livros raros e manuscritos Beinecke (1963), em New Haven, que o despojamento e a austeridade espacial não impedem que os livros sejam tratados com um halo de sacralidade.

Se a amplidão dispersiva e algo rural do campus dificulta o estabelecimento de uma sociabilidade mais intensa na Cidade Universitária, a Biblioteca Brasiliana cria uma centralidade verdadeiramente urbana e agregadora, favorecendo a permanência no lugar. Além disso, o surgimento desse edifício exemplar na USP hoje contrasta tanto com o estado de penúria do seu principal exemplar arquitetônico – o prédio da FAU –, quanto com a mediocridade dos edifícios construídos mais recentemente, tais como o anexo da própria FAU e a Faculdade de Geociências. Por essas razões, a inauguração da sede da Biblioteca Brasiliana na USP, projetada por Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb, nos dá razões para acreditar numa retomada da arquitetura como valor social no Brasil nos tempos atuais.

nota

NE
Este texto é desenvolvimento da justificativa de premiação presente na Ata de Premiação APCA 2013, assinada pelos críticos de arquitetura filiados à Associação Paulista de Críticos de Arte. Os prêmios outorgados nas sete categorias – Conjunto da obra; Melhor obra; Obra referencial; Registro de arquitetura; Fronteiras da arquitetura; Promoção à pesquisa; e Urbanidade – foram selecionados por unanimidade ou maioria a partir de critérios discutidos coletivamente. A responsabilidade de redação final coube a um determinado crítico, mas os argumentos foram discutidos coletivamente pelos críticos de arquitetura Abilio Guerra, Fernando Serapião, Guilherme Wisnik, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh e Renato Anelli. A relação dos artigos referentes aos sete prêmios da Arquitetura é a seguinte:

WISNIK, Guilherme. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Melhor obra”. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin / Eduardo de Almeida e Rodrigo Loeb. Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.03, Vitruvius, fev. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5053>.

VILLAC, Maria Isabel. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Promoção à pesquisa”. Concurso Internacional Estação Antártica Comandante Ferraz. Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.04, Vitruvius, fev. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5060>.

SOMEKH, Nadia. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Fronteiras da arquitetura”. Bom Retiro 958 metros / Guilherme Bonfanti (luz) e Carlos Teixeira (direção de arte). Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.05, Vitruvius, fev. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5062>.

CAMARGO, Mônica Junqueira de. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Melhor conjunto da obra”. Carlos Lemos. Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.06, Vitruvius, fev. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5064>.

GUERRA, Abilio. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Registro de arquitetura”. Nelson Kon. Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.07, Vitruvius, fev. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5072>.

ANELLI, Renato. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Urbanidade”. Conjunto habitacional do Jardim Edite / MMBB Arquitetos, H+F Arquitetos.Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.08, Vitruvius, fev. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5074>.

GUERRA, Abilio. Prêmio APCA 2013 – Categoria “Obra referencial”. Centro Paula Souza / Francisco Spadoni e Pedro Taddei. Drops, São Paulo, ano 14, n. 077.09, Vitruvius, fev. 2014 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.077/5076>.

1
Ver: PORTAL VITRUVIUS. Biblioteca Brasiliana USP. Projetos, São Paulo, ano 13, n. 155.03, Vitruvius, nov. 2013 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/13.155/4972>.

sobre o autor

Guilherme Wisnik é arquiteto, crítico e curador. Autor de Lucio Costa (Cosac Naify, 2001) e Estado crítico (Publifolha, 2009), é professor da FAUUSP e curador da 10a Bienal de Arquitetura de São Paulo (2013)

Biblioteca Brasiliana USP
Foto Nelson Kon

Biblioteca Brasiliana USP
Foto Nelson Kon

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided