Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Tendo como tema o “Projeto baseado em conhecimento” foi realizado, de 18 a 22 de novembro, o XVII Congresso Internacional da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital.

how to quote

CELANI, Gabriela. XVII Congresso SIGraDi. Evento sobre gráfica digital é realizado em Valparaiso. Drops, São Paulo, ano 14, n. 079.05, Vitruvius, abr. 2014 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/14.079/5132>.



Tendo como tema o “Projeto baseado em conhecimento” foi realizado, de 18 a 22 de novembro, o XVII Congresso Internacional da Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital. O congresso foi hospedado este ano pela Universidade Técnica Federico Santa Maria, na cidade de Valparaiso, no Chile, e teve como coordenador o professor Marcelo Bernal.

A SIGraDi é uma das seis sociedades irmãs que se dedicam a fomentar a pesquisa e a divulgação de trabalhos na área de computer-aided architectural design. As demais sociedade são a ACADIA (da América do Norte), a ECAADE (da Europa), a CAADRiA (da Ásia e Pacífico) a AsCAAD (do mundo árabe) e a CAAD Futures (mundial). É importante lembrar que o termo CAAD difere enormemente de CAD, embora seja frequentemente confundido com ele. O CAAD refere-se à busca pela excelência em arquitetura por meio do uso de recursos da informática, não tratando exclusivamente questões de representação. Por esse motivo os assuntos tratados nessas conferências possuem sempre um aspecto experimental e de vanguarda em termos de aplicação das novas tecnologias. Por esse motivo, este congresso, como tem ocorrido em suas últimas realizações, incluiu temas como cognição no processo de projeto, visualização da informação, realidade aumentada, modelagem paramétrica, gramática da forma, projeto baseado em desempenho, fabricação digital e artes midiáticas. Por se tratar de  um evento de cunho acadêmico, o ensino em todas essas áreas também é sempre tratado com muita ênfase.

O congresso teve inicio, como é de praxe, com dois dias de trabalhos intensos em workshops, que neste ano tiveram os seguintes temas: “Ornamentos Generativos”, com o uso do software Grasshopper; “Photovoltaic Design”, também com o uso do Grasshopper; “Multi-objective Optimization”, com o uso do Generative Components; “Unfolding Architecture”, com o uso do Visual Arq; e “Conceptual Design Through Visual Programming”, com o uso do Vasari e do Dynamo. Além deles foi oferecido, pela primeira vez, o “PhD Workshop”. Nele oito doutorandos tiveram a oportunidade de discutir seus trabalhos com especialistas da área de Computational Design, incluindo um dos palestrantes convidados, Ciro Najle. Nos três dias seguintes, além da apresentação de cerca de 130 trabalhos selecionados por um comitê internacional, foram oferecidas três palestras convidadas: Ian Keough, da Autodesk, Nancy Nersessian, professora da Georgia Tech, e Ciro Najle, professor da Graduate School of Design de Harvard e diretor da Escola de Arquitetura da Universidad Torcuato Di Tella, em Buenos Aires.

Ian Keough apresentou as novidades em termos de desenvolvimento de software de modelagem paramétrica pela Autodesk. Nancy Nersessian falou sobre criatividade e sobre a importância da simulação e dos diagramas como suporte à cognição e ao desenvolvimento de novas ideias durante o processo de projeto. Finalmente, Ciro Najle mostrou os resultados de sua atividade didática, baseada em grande parte em sua experiência anterior na Architectural Association de Londres.

Os anais do congresso logo estarão disponíveis para download no site da associação, de onde já podem ser baixados os anais das últimas conferencias e o e-book Didática Projetual e Ambientes Pós-digitais (1). O próximo congresso SIGraDi será realizado em Montevideo, em novembro de 2014, com chamada de artigos a partir de março. Em 2015 o SIGraDi será realizado em Florianópolis.

notas

NA
Em tempo: em 2015 o congresso CAAD Futures também será realizado no Brasil. Ele terá lugar em São Paulo, no mês de julho, sendo sua primeira ocorrêcia na America Latina.

1
Ver <http://www.sigradi.org/index.php/editorial>

sobre a autora

Gabriela Celani, professora associada da Unicamp, é arquiteta e mestre pela FAU-USP, PhD pelo MIT, e vice-presidente de relações institucionais do SIGraDi.

 

comments

079.05 tecnologia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

079

079.01 cinemas

Cine Líder

O estacionamento mais bonito de São Paulo

Martin Jayo

079.02 rios urbanos

Conferência City + Water

28 de fevereiro de 2014, Universidade da Califórnia

Lorenza Pavesi

079.03 sociedade

Felicidade, onde moras?

André Luiz Joanilho

079.04 urbanização

Permeabilidade urbana

A urbanização do cais

Douglas Aguiar

079.06 ativismo

Projetando processos

Ocupação do Viaduto Engenheiro Andrade Pinto em Belo Horizonte

Elaine Terrin, Laura Sobral, Marcella Arruda, Miguel Rodriguez and Raphael Franco

079.07 homenagem

David Libeskind, 1928-2014

A casa do homem e a utopia do Conjunto Nacional

Abilio Guerra

079.08 direito à cidade

Rolezinhos

Atos de resistência e ocupação

Stephanie Ribeiro

079.09 méxico

Acerca del arquitecto Juan O’Gorman

A la raíz de unas palabras de Toyo Ito

Humberto González Ortiz

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided