Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

how to quote

SOBREIRA, Fabiano. Centro Cultural Amizade, em Guiné-Bissau. Cooperação internacional e mobilização social. Drops, São Paulo, ano 15, n. 092.05, Vitruvius, maio 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/15.092/5536>.



Em 2009 um grupo de jovens da Comunidade São Paulo, em Bissau, capital de Guiné-Bissau, enviou uma carta à Fundação Gol de Letra (1) solicitando ajuda para construir uma escola. Surgiu daí a cooperação internacional que teve a participação de várias instituições dos dois países, entre elas do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Distrito Federal – IAB-DF, responsável pelo concurso para a escolha do projeto, promovido em 2010 (2).

Coordenei o concurso ao lado do arquiteto Thiago de Andrade, em uma experiência até hoje única: um concurso totalmente em meio eletrônico, inclusive o processo de julgamento, realizado à distância, com a participação de importantes nomes da arquitetura da América Latina: os arquitetos brasileiros Alvaro Puntoni, Francisco de Paiva Fanucci, Jaime Gonçalves Almeida , Marcelo Morettin e Sylvio de Podestá; o arquiteto colombiano Daniel Bonilla e o arquiteto paraguaio Solano Benitez. Participaram 83 equipes e o projeto vencedor é de autoria dos arquitetos Bruno Giugliani, Cintia Gusson Etges e Karen Bammann, de Porto Alegre (3).

O sucesso da cooperação internacional e da mobilização social foi ratificado em novembro de 2014, com a inauguração do Centro Cultural Amizade São Paulo, em Bissau. Apesar das dificuldades políticas e de um Golpe de Estado em 2012, o centro foi construído, por meio de mutirão (como previsto no concurso) e inaugurado. Hoje abriga diversas atividades culturais e sociais da comunidade.

A iniciativa resultou da parceria Brasil-Unesco para a Promoção da Cooperação Sul-Sul, como parte do projeto “Jovens Lideranças para a multiplicação de boas práticas socioeducativas”. Fizeram parte da cooperação internacional, além do IAB-DF, o Instituto Elos, a Fundação Gol de Letra e o Ministério de Educação e Cultura. Por parte do país parceiro participaram o Ministério da Educação de Guiné Bissau e a Associação Amizade (ONG). O objetivo da parceria foi a identificação e o fortalecimento de lideranças jovens da localidade e ligadas à Associação Amizade do Bairro de São Paulo em Bissau, para torná-los multiplicadores de práticas sócio-educativas bem sucedidas e desenvolvidas pela Fundação Gol de Letra (Disseminação da Prática em Educação Integral) e Unesco Brasil (Programa Escola Aberta), a fim de favorecer a educação integral, comunitária e o desenvolvimento local. Coube ao IAB-DF, a partir de Termo de Cooperação firmado com a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério de Relações Exteriores, promover e financiar o concurso de arquitetura (inclusive o pagamento do contrato executivo).

Ao observar as fotos do Centro Cultural inaugurado e rever as imagens do projeto vencedor, é possível constatar a materialização dos princípios projetuais traçados pelos autores, em resposta aos desafios estabelecidos no termo de referência do concurso e os desejos da comunidade. As imagens do centro em plena atividade expressam a simplicidade, o acolhimento e a integração com o meio, sugeridos no projeto original, como registrado pelos autores, na ocasião do concurso:

“As necessidades de conforto foram solucionadas tendo em vista os recursos naturais renováveis disponíveis na região, valendo-se ao máximo de sistemas passíveis a uma paisagem rural. [...] O conjunto abraça uma praça central, um grande vazio que tem o poder de orientar e agregar identidade à escola. [...] A grande função que norteia o projeto deve ser social. Proporcionar espaços ativos para o desenvolvimento das pessoas. Estabelecer dinamismo na relação das pessoas com as coisas ao redor delas. [...] Essa humanidade intencional na distribuição das funções tem como objetivo maior incluir a comunidade, estabelecer as bases para o desenvolvimento humano e social.”

Um dos principais méritos do projeto foi a utilização de materiais e métodos construtivos amplamente difundidos na comunidade e a criação de ambientes sociais, mais do que um conjunto de edificações.

O Centro Educacional Amizade São Paulo foi executado por meio de mutirão. Para a execução do projeto, os jovens da comunidade receberam formação na área de construção civil, bioconstrução e empreendedorismo social, ações coordenadas pelo Instituto Elos (4). O centro é composto por sala multiuso, dois campos poliesportivos, cantina, cinco bongolôs para práticas recreativas e culturais e um poço de água equipado com painel solar. Os moradores da comunidade são os principais beneficiados com o centro e no processo de capacitação comunitária foram trabalhadas metodologias de integração da educação formal e não formal, de integração escola-bairro e de gestão compartilhada entre governo e comunidade.

Este projeto é mais um exemplo da importância do concurso de arquitetura não apenas como modalidade de contratação pública, mas como instrumento democrático de reflexão sobre a qualidade dos espaços e equipamentos públicos e sobre sua apropriação pela sociedade, nas mais diversas escalas e contextos geográficos. Inclusive (e especialmente) quando se trata de uma pequena escola, construída por meio de mutirão, em um bairro de Bissau, que guarda tantas semelhanças com os bairros mais simples dos subúrbios de nossas cidades. Que nos sirva de inspiração.

notas

NE – publicação original: SOBREIRA, Fabiano. Concurso Publico Nacional de Arquitetura – Uma escola para Guine-Bissau. Brasília, Concursosdeprojeto.org, 20 maio 2015 <http://concursosdeprojeto.org/2010/08/16/concurso-guinebissau/>.

1
FUNDAÇÃO GOL DE LETRA. Inaugurado em Guiné-Bissau o Centro Educacional Amizade. São Paulo, 4 dez. 2014 <www.goldeletra.org.br/blog/2014/12/inaugurado-em-guine-bissau-o-centro-educacional-amizade-sao-paulo/>.

2
CONCURSOSDEPROJETO.ORG. Concurso Publico Nacional de Arquitetura – Uma escola para Guine-Bissau. Brasília, 16 ago. 2010 <http://concursosdeprojeto.org/2010/08/16/concurso-guinebissau/>.

3
CONCURSOSDEPROJETO.ORG. Concurso – Uma escola para Guiné-Bissau – Premiados. Brasília, 30 out. 2010 <http://concursosdeprojeto.org/2010/10/30/concurso-guinebissau-premiados/>.

4
OLIVEROS, Ricardo. Mão na massa no Centro Educacional e Cultura marca etapa final do projeto de cooperação na Guiné Bissau. Santo, Instituto Elos, 17 nov. 2014 <http://institutoelos.org/tag/guine-bissau>.

sobre o autor

Fabiano Sobreira é arquiteto e urbanista, editor do portal concursosdeprojeto.org.

 

comments

092.05 equipamento social
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

092

092.01 história

Um olhar sobre o passado

Revisando os primeiros assentamentos humanos e as primeiras formas de cidade

Leonardo Calcerano Soriano de Souza Lima

092.02 tecnologia

Digital Darq

Um encontro entre a teoria e a tecnologia

Gabriela Celani

092.03 exposição

O Brasil novamente no MoMA de Nova York

Latin American in Construction: Architecture 1955-1980

Salvador Gnoato

092.04 resiliência

A compreensão dos desastres e a busca de soluções

Amanda Arcuri

092.06 homenagem

Um ano sem Lelé

Lembranças de um dia especial

Abilio Guerra

092.07 sustentabilidade

O papel do projeto de arquitetura na construção sustentável

O projeto integrado

Natalia Moura Gomes Leal

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided