Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Convidado por Fernando Falcon, um dos curadores da Exposição “Cartas ao Prefeito” ocorrida no Centro cultural Pivô Arte e Pesquisa, Abilio Guerra escreve carta para Fernando Haddad contendo dois temas de interesse público.

how to quote

GUERRA, Abilio. Carta ao prefeito Fernando Haddad. Dois assuntos de interesse público. Drops, São Paulo, ano 17, n. 108.03, Vitruvius, set. 2016 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.108/6194>.



São Paulo, 29 de julho de 2016

Caro Fernando Haddad,

Como você é um cara muito ocupado e eu gostaria de contar com sua leitura, vou ser breve, com apenas dois assuntos.

O primeiro é um elogio, merecido, creio eu. Não me recordo de nenhum prefeito anterior de São Paulo que tenha compreendido tão bem qual é a principal tarefa do cargo que ocupa. Parece simples, mas não é: transformar a cidade em um lugar mais agradável, mais gentil e mais harmonioso para todos os habitantes da cidade. Note que há uma relatividade na minha frase, não me refiro a um absoluto. Essa imensa metrópole onde vivem milhões de pessoas jamais será agradável, gentil e harmoniosa. Mas pode ser um pouco mais do que já é e isso você fez muito bem. Outra nuance da afirmação, que pode passar desapercebida em uma leitura apressada de uma pessoa tão ocupada, é a referência a “todos”. Também aqui é bom relativizar: nenhum prefeito vai conseguir tornar a cidade melhor para todos, mas é necessário que essa seja a meta das suas ações, nem que seja na forma possível de escolher a maioria.

Suas escolhas, entendo eu, sinalizam sua opção preferencial pela maioria, o que nem sempre é o mais fácil ou o mais visível. Temos aqui um paradoxo, pois cada um de nós tem expectativas a partir de nossa visão de mundo particular, onde nem sempre o valor coletivo ocupa lugar privilegiado. Chegar rápido ao nosso destino, por exemplo, é um valor supremo em uma sociedade onde o tempo vale dinheiro. Então não é difícil entender que um contingente expressivo de usuários de automóveis se sinta incomodado em andar um pouco mais devagar e de estar perdendo preciosos minutos de sua vida. Não consegue refletir e entender que talvez tenha em troco não perder a vida preciosa, não apenas a dos outros, mas a própria. Seria, talvez, cobrar demais de pessoas tão ocupadas que elas relevassem o fato incontestável que baixar a velocidade diminui o número de acidentes e, em decorrência, se amplia o fluxo e, no final das contas, se aumenta a velocidade média. A média envolve os outros, a maioria, e não conte que tais pessoas vão se enveredar por esse tipo de conjectura.

A diminuição de velocidade implica de forma direta na diminuição da poluição sonora: menos buzinas, menos frenadas, menos sirenes, menos gritos, menos soluços, em suma, menos barulho para incomodar os ouvidos das pessoas que estão paradas ou andando nos espaços livres da cidade. Aqui também a maioria se beneficia de uma cidade um pouco mais agradável, gentil e harmoniosa. Com velocidades mais baixas dos veículos, com menos confusão e acidentes, surgem três cenas possíveis envolvendo pessoas: quando ciclistas, podem circular em faixas exclusivas, ao lado dos veículos motorizados, com mínimas garantias de segurança; quando pedestres, podem andar mais tranquilas nas calçadas e praças públicas (e é sintomático que aqueles que reclamam da baixa velocidade máxima desconsiderem a segurança dos pedestres); e quando passageiros, podem atravessar segura as pistas de rolamento em faixas de pedestre até os pontos de ônibus e pegar seu coletivo para casa ou trabalho (vale dizer que os ônibus estão cada vez melhores, mais asseados e confortáveis). São coisas sutis, nem sempre visíveis para uma percepção embotada pelo frenesi sem fim de nossa metrópole, ainda mais a de motoristas apressados.

E, finalizando o primeiro assunto dessa mensagem, que já não está tão breve como eu queria – mas juro que não foi uma estratégia marota para ganhar sua atenção –, comento que os espaços públicos estão mais intensos, vivos, frenéticos, como gostamos nós paulistanos. Foi aposta sua – como pode se verificar no plano diretor – e você venceu. As pessoas gostaram de sair de casa e andar pela cidade, as calçadas estão sempre cheias nos dias de semana e também no final. Nos domingos ganhamos uma “rambla”, a Avenida Paulista, com gente de todo tipo, com muita cafonice como é conveniente à nossa cidade, mas vigorosa, como também nos convém. É formidável ver a mescla de tipos, gêneros, etnias, idades, modas e usos – quantos são os tipos de veículos sem motor que andam por lá sobre duas, três, quatro ou muitas rodas? – com as pessoas indo e voltando, parando às vezes para ver artistas e músicos de todos os estilos e qualidades (alguns sem nenhuma, infelizmente...).

Não exagerei nos elogios, creio que são merecidos. Mas, como nada e ninguém é perfeito, em sua imperfeição vejo uma inabilidade em lidar com um problema que me parece sério e faz parte do pacote de responsabilidades de um prefeito. Me refiro ao problema habitacional, em geral, e aos moradores de rua, em particular. No que diz respeito aos projetos de conjuntos habitacionais, vou ser sintético: não faz bem ao seu curriculum que qualquer um possa constatar que o governo anterior tenha feito mais e melhor. Aqui você vai ter que caprichar, caso seja reeleito (vou contribuir um pouquinho para que isso ocorra). Mas minha maior frustração em relação ao seu desempenho é na falta de aporte de inteligência no problema dos moradores de rua, a ausência de uma atitude à altura da sofisticação que o caracteriza. Eu sei muito bem que o problema é encrencado, que a maioria não quer ir para albergues, que são refratários às abordagens do serviço social promovido pela prefeitura. Mas algo tem que ser feito, o contingente tem se ampliado com a crise econômica e um número expressivo de homens, mulheres, idosos, crianças está no relento gelado das calçadas, praças e parques públicos, em péssimas condições de higiene e, nos meses de frio intenso que passamos agora, em situação de extrema vulnerabilidade, com a saúde física em risco. Não é possível que um homem tão inteligente como você nada tenha a fazer a respeito.

Desejando-lhe sorte e sucesso – um desejo um tanto maroto, pois eu serei um dos beneficiários – despeço-me com um abraço.

nota

NA – o presente artigo foi redigido para a Exposição “Cartas ao Prefeito”, curadoria de Bruno de Almeida e Fernando Falcon, Centro cultural Pivô Arte e Pesquisa, Edifício Copan, Av. Ipiranga 200, bloco A, loja 54, São Paulo, de 30 de julho a 27 de agosto de 2016.

sobre o autor

Abilio Guerra é professor da FAU Mackenzie, e editor da Romano Guerra Editora e portal Vitruvius.

 

comments

108.03 exposição
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

108

108.01 memória

Fábrica do poema

Ou um poema de arquitetura ideal

Osnildo Adão Wan-Dall Junior

108.02 legislação

Puxadinho na Lei Rouanet

Jaime Solares Carmona

108.04 exposição

Paisagens de Dolly Michailovska

Martha Telles

108.05 bienal de londres

Design e utopia

London Design Biennale comemora 500 anos de Utopia, de Thomas More

Adélia Borges

108.06 cinema

Assistindo Aquarius com minha mãe

Eder Chiodetto

108.07 homenagem

Milton Hatoum

Entrega do título de cidadão paulistano

Nabil Bonduki

108.08 eleição

Manifesto de arquitetos e urbanistas em apoio à reeleição de Fernando Haddad

Arquitetos pela democracia

108.09 tecnologia

A cidade e os pokémons

Rogério Penna Quintanilha

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided