Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – Anpur, na figura de seu presidente Eduardo Nobre, divulga termo de cooperação visando a proteção do livre exercício da cátedra por professores universitários.

how to quote

NOBRE, Eduardo. Carta aberta da Anpur. Adesão ao termo de cooperação celebrado entre a Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão (PFDC) do Ministério Público Federal (MPF). Drops, São Paulo, ano 19, n. 136.03, Vitruvius, jan. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.136/7215>.


Dalton Trumbo (Bryan Cranston) recusa-se a depor no Congresso norte-americano, na comissão que investigava atividades antiamericanas. Fotograma do filme “Trumbo”, direção de Jay Roach
Foto divulgação


Prezados(as) coordenadores(as) dos programas associados e filiados,

Tendo em vista as ondas de reacionarismo, de obscurantismo, de intolerância política e à liberdade de opinião, que deverão se acentuar a partir de agora, e com o intuito de representar e defender o interesse de seus associados e filiados, como reza o inciso IV do artigo 14 do Estatuto de nossa Associação (1), esta diretoria executiva assinou em 21 de dezembro próximo passado Termo de Adesão ao Termo de Cooperação celebrado entre a Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão – PFDC do Ministério Público Federal – MPF e várias associações científicas.

O Termo de Cooperação em tela tem por objetivo geral o acompanhamento e enfrentamento de denúncias de violências, assédios e outras formas que configurem ação arbitrária contra membros das entidades científicas (professores, pesquisadores e estudantes), no exercício de suas atividades, visando proteger e dar garantias à liberdade docente, à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, expressar e divulgar o pensamento por meio de artigos, pareceres, relatórios, laudos, aulas, eventos acadêmicos, em conformidade com o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

Nesse aspecto, solicitamos ampla divulgação à comunidade acadêmica de todos os programas associados e filiados da Anpur no sentido de que toda e qualquer ação que configure assedio ou violência contra qualquer membro dessa comunidade no exercício ou em decorrência de suas atividades seja imediatamente reportada pelos programas a esta diretoria, que será devidamente encaminhada à PFDC para as devidas providências legais e administrativas.

Como já expressamos em comunicações anteriores, continuamos na nossa luta incansável pela democracia, pelos direitos humanos e pela paz social como valores essenciais da nação e nos colocaremos reiteradamente contra toda e qualquer manifestação de intolerância às liberdades de expressão, de convicção filosófica e política, de atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, direitos assegurados pela Constituição Federal Brasileira.

Desejando muita garra e perseverança para 2019, atenciosamente

notas

NE – o presente texto corresponde ao conteúdo do Ofício Circular nº 01/2019/ANPUR, de07 de janeiro de 2019, assinado na cidade de São Paulo por Eduardo Alberto Cusce Nobre, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – Anpur, e divulgado publicamente no website oficial da entidade.

1
“Artigo 14 – Compete à Diretoria Executiva: [...] IV. Representar e defender os interesses de seus filiados ou associados”. Estatuto da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional – Anpur <http://anpur.org.br/institucional/estatuto>.

sobre o autor

Eduardo Alberto Cusce Nobre, presidente da Anpur, é graduado, doutor e livre-docente (FAU USP, 1989, 2000 e 2018), mestre em desenho urbano (Oxford Brookes University, 1994), pós-doutor em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ)(2016), professor associado da FAU USP.

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided