Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Ethel Leon, crítica e historiadora do design, comenta três produtos brasileiros de excelente qualidade, que vão na contramão do mote “dar o pior de si mesmo” que impera na atual realidade histórica brasileira.

how to quote

LEON, Ethel. Matéria da invenção. Para dizer que nem tudo é insignificante no Brasil atual. Drops, São Paulo, ano 19, n. 140.01, Vitruvius, maio 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.140/7345>.



O horror do ambiente que vivemos é tão grande, que parece não haver espaço para comemorações ou qualquer forma de positividade. Ninguém, parece, está conseguindo dar conta de responder em bloco ao horror em que estamos imersos com esse projeto vitorioso nas urnas.

Saindo ainda de situação pessoal difícil, só falei mal de objetos e ambientes, sem me referir à situação devastadora do país. Parece que tudo que fazemos é insignificante, irrisório, bobo e menor. E talvez seja mesmo.

Mas quero dar duas dicas, prestar homenagem à “matéria da invenção”, fazendo propaganda (sem ganhar nada com isso, juro!) de dois objetos: a cadeira Sayl, design Yves Béhar para a Herman Miller; e a fita antiderrapante da 3M.

A Sayl é impressionante. Já tenho um exemplar há alguns anos e, desde então, corro o risco de não parar de trabalhar. Nada me dói, mesmo depois de eu me sentar por horas nela. Agora, convalescendo, é o único assento em que fico bem por mais tempo.

Ela foi desenvolvida depois da crise de 2008, resposta da empresa a tempos de menos dinheiro. Nem por isso, deixa de ser formidável. Testei-a junto com outras na ATEC e me decidi por ela, pois foi nela que me sentei melhor. Cadeira é assim, como médico, dentista e namorado: não existe um universal.

O outro objeto que recém conheci é uma fita antiderrapante feita para box e fabricada pela 3M. Fácil de aplicar, não precisa de especialista, de primer, de nada), resolve bem a insegurança dos escorregões no banho.

A ATEC e a 3M também são modelos de empresas no quesito atendimento e pós-vendas. Tive a melhor das experiências com as duas.

Ah, uma terceira coisa que conheci agora, no período de convalescença, graças aos presentes de quatro visitas que recebi: os chocolates brasileiros da empresa Dengo. Que show! Não sei se a propaganda deles é verdadeira com relação a comércio justo etc., mas a qualidade dos produtos é incrível.

sobre a autora

Ethel Leon é jornalista, pesquisadora, professora na área de história do design brasileiro e autora dos livros Memórias do design brasileiro, IAC – Primeira Escola de Design do Brasil, Michel Arnoult, design e utopia – móveis em série para todos e Design brasileiro – quem fez, quem faz.

 

comments

140.01 design
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

140

140.02 ensino

Destruição em marcha acelerada – parte 2

Folow the money

Carlos A. Ferreira Martins

140.03 ensino

A primeira pessoa com ensino superior

A trajetória da minha família para que eu pudesse ingressar na universidade

Camila Ferreira

140.04 meio ambiente

Contra o desmonte da governança socioambiental no Brasil

Comunicado dos ex-ministros de Estado do Meio Ambiente

Rubens Ricupero, Gustavo Krause, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira and Edson Duarte

140.05 homenagem

Eu e I.M. Pei

Amigos por um dia

José Tabacow

140.06 ensino superior

A educação começou a se defender

Dois milhões de “idiotas inúteis” protestam nas ruas das cidades brasileiras

Carlos A. Ferreira Martins

140.07 evento

Seminário Lamemo 10 na FAU UFPA

Cybelle Salvador Miranda, Ronaldo Marques de Carvalho and Beatriz Trindade de Oliveira Lobato

140.08 política

Domingo é dia D

"Fiz que fui, não fui, e acabei fondo!"

Carlos A. Ferreira Martins

140.09 homenagem

Nelci Tinem

Um carinho que se encerra

Hugo Segawa

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided