Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Depois de dois desalentados artigos sobre a destruição do ensino superior promovido pelo governo federal, o professor Carlos Martins comenta a reação popular, com grandes manifestações ocorridas nas ruas de grandes cidades brasileiras.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. A educação começou a se defender. Dois milhões de “idiotas inúteis” protestam nas ruas das cidades brasileiras. Drops, São Paulo, ano 19, n. 140.06, Vitruvius, maio 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.140/7362>.


As 15.000 pessoas que se manifestaram pacificamente no centro de São Carlos na última quarta-feira correspondem a 6% da população da cidade.

Presença coerente com a nossa característica de cidade universitária. Duas grandes universidades publicas, uma universidade privada, dois centros da Embrapa, dois polos de alta tecnologia resultam numa proporção de um pesquisador com doutorado para cada cem habitantes, como acaba de calcular um professor da USP.

Na minha memória pessoal, a maior manifestação já vista na cidade.

Pacífica, diversa, bem-humorada – às vezes, irônica – como deve ser uma manifestação em defesa da educação, da liberdade de expressão, da aposta no futuro.

A grande mídia evitou fazer balanços gerais, mas a partir dos cálculos das principais cidades é possível avaliar que, no país, tenham ido às ruas mais de 2 milhões de pessoas.

Isso chamou a atenção da imprensa internacional, que chegou a falar em “maré humana” nas ruas contra a política governamental. Talvez por que até agora a avaliação que se tinha nos pouco mais de quatro meses do desgoverno bolsonarista era de uma grande apatia da população ao lado de um completo desconcerto da oposição.

A tentativa de algumas vozes no governo e nas redes sociais aparelhadas de atribuir o movimento a forcas partidárias contraria as evidencias factuais.

Parece claro que quem estimulou esses milhões de pessoas, jovens na sua imensa maioria, a ir para as ruas foi o próprio governo, com suas provocações baratas, sua proposta obscurantista de demonização dos professores; seus argumentos ilegais para justificar os cortes  e, como cereja do bolo, a declaração presidencial que definiu os estudantes como “idiotas úteis”.

A resposta não poderia ser mais rápida e veio no repúdio aos “idiotas inúteis” no governo.

Mas talvez a grande síntese tenha sido o cartaz que dizia: “De falta de educação, basta o presidente!”

nota

NE – nos dois artigos anteriores, o autor comentou o processo de desmonte da universidade pública pelo governo federal:

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Destruição em marcha acelerada. Universidade em risco – parte 1. Drops, São Paulo, ano 19, n. 139.08, Vitruvius, maio 2019 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.139/7341>.

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Destruição em marcha acelerada – parte 2. Folow the money. Drops, São Paulo, ano 19, n. 140.02, Vitruvius, maio 2019 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.140/7347>.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos.

 

comments

140.06 ensino superior
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

140

140.01 design

Matéria da invenção

Para dizer que nem tudo é insignificante no Brasil atual

Ethel Leon

140.02 ensino

Destruição em marcha acelerada – parte 2

Folow the money

Carlos A. Ferreira Martins

140.03 ensino

A primeira pessoa com ensino superior

A trajetória da minha família para que eu pudesse ingressar na universidade

Camila Ferreira

140.04 meio ambiente

Contra o desmonte da governança socioambiental no Brasil

Comunicado dos ex-ministros de Estado do Meio Ambiente

Rubens Ricupero, Gustavo Krause, José Sarney Filho, José Carlos Carvalho, Marina Silva, Carlos Minc, Izabella Teixeira and Edson Duarte

140.05 homenagem

Eu e I.M. Pei

Amigos por um dia

José Tabacow

140.07 evento

Seminário Lamemo 10 na FAU UFPA

Cybelle Salvador Miranda, Ronaldo Marques de Carvalho and Beatriz Trindade de Oliveira Lobato

140.08 política

Domingo é dia D

"Fiz que fui, não fui, e acabei fondo!"

Carlos A. Ferreira Martins

140.09 homenagem

Nelci Tinem

Um carinho que se encerra

Hugo Segawa

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided