Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A exposição Outros Territórios, decorrente da seleção realizada através da chamada homônima, reúne ideias que expandem as potencialidades das palafitas, considerando os limites de orçamento e sua exequibilidade.

english
The exhibition Outros Territórios, due to the selection made through the so-called namesake, brings together ideas that expand the potential of stilts, considering budget limits and their feasibility.

español
La exposición Outros Territórios, derivada de la selección realizada a través de la llamada homónima, reúne ideas que expanden las potencialidades de las palafitas, considerando los límites de presupuesto y su viabilidad.

how to quote

TEIXEIRA, Carlos M. Outros territórios. Exposição de intervenções efêmeras para o bairro Buritis. Drops, São Paulo, ano 19, n. 141.02, Vitruvius, jun. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/19.141/7371>.



Outros territórios é um conjunto de intervenções efêmeras propostas para o bairro Buritis, em Belo Horizonte, e que buscam uma mudança na paisagem do bairro através da ocupação de diversas palafitas simultaneamente.

Uma gama de espaços esquecidos, ignorados e inusitados serão trazidos para a vida da cidade por meio de um evento que propõe um campo de estudo aberto: as possibilidades latentes da cidade existente. É uma plataforma para testar novas ideias, trocar experiências e despertar sensibilidades; uma maneira de mostrar que pequenas intervenções podem gerar transformações duradoras com recursos limitados; e um instrumento para se pensar soluções para a recomposição urbana de um tecido desigual e fragmentado como é o de Belo Horizonte.

As intervenções que integram esta exposição foram escolhidas através da Chamada de Ideias OT, de caráter público e internacional. Centenas de profissionais e estudantes de diversas áreas apresentaram ideias de caráteres diversos, expandindo as potencialidades de cada palafita, experimentando e testando as inúmeras possibilidades do local, mas também considerando limites de orçamento e a exequibilidade das ideias. A Chamada teve uma ótima repercussão nacional e internacional: foram 297 inscrições vindas de 36 países e 101 propostas entregues, sendo que júri da Chamada selecionou sete propostas e atribuiu duas menções honrosas.

Em momento posterior, as intervenções serão organizadas em forma de um Festival Cultural (Fase 2), quando possivelmente se dará a construção das propostas selecionadas.

Além de um roteiro livre de visitação ao bairro Buritis, Outros territórios pretende se configurar como um espaço para debates em torno de questões relativas à cidade e seus moradores, explorando interfaces entre arquitetura, artes visuais, iluminação e paisagem urbana; e problematizando a gestão da cidade, os passivos infraestruturais e arquitetônicos, os vazios urbanos e o mercado imobiliário.

Neste sentido, o Viaduto das Artes está em total sintonia com o projeto Outros territórios: ambos buscam ativar espaços ociosos ao lhes prover novos significados e novos usos, incorporando-os em dinâmicas sociais alternativas.

Portanto, esperamos que este trabalho seja apenas uma etapa inicial de um projeto que pode se espalhar para outros bairros da cidade e do país.

Exposição Outros Territórios

curadoria e projeto expográfico
Vazio S/A

design gráfico do folder
Marconi Drummond

impressão
Artwork Digitali

assessoria de imprensa
Blank Space

cenotécnico
Lúcio

apoio
IAB-MG, Viaduto das Artes, ASBAI

patrocínio
Banco Mercantil do Brasil

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided