Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos A. Ferreira Martins, professor do IAU USP, comenta a discrepância entre as declarações do governo federal e a realidade cotidiana do país.

english
Carlos A. Ferreira Martins, professor at IAU USP, comments on the discrepancy between federal government statements and the daily reality of the country.

español
Carlos A. Ferreira Martins, profesor de IAU USP, comenta sobre la discrepancia entre las declaraciones del gobierno federal y la realidad diaria del país.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Universos paralelos. Quando o mundo bizarro se torna verdadeiro. Drops, São Paulo, ano 20, n. 144.05, Vitruvius, set. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.144/7481>.


Os filmes da moda tratam da existência de universos paralelos, em que os mesmos personagens têm atributos diferentes e os eventos podem ser alterados através de portais que permitem viagens no tempo e entre os vários mundos existentes.

Esse “mundoparalelismo” é diversão nas ficções da Marvel ou da DC Comics, mas pode ser trágico na sociedade brasileira. Bons exemplos não faltam, mas o universo da educação superior e da ciência e da tecnologia é bastante rico deles.

O núcleo bolsoolaviano do desgoverno afirma, e a julgar pelas redes sociais há quem acredite, que as universidades públicas são centros de consumo e distribuição de drogas (Terra 1, plana). Mas a última apreensão de 39 quilos de cocaína se deu num avião da comitiva presidencial e a de 300 quilos de maconha num veículo do exército (Terra 2, esférica).

O desministro da deseducação afirma que bolsas de estudo e verbas universitárias são despesas desnecessárias porque o despresidente já ensinou que a pesquisa se faz nas universidades privadas (Terra1, plana). O sistema de avaliação da produção científica internacional, capitaneado por instituições da Inglaterra e dos Estados Unidos que 95% da ciência produzida no Brasil vem das instituições públicas (Terra 2. Esférica).

As excelências que lideram a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI das Universidades Estaduais Paulistas estão convencidas que são capazes, a partir de uma planilha Excel com “todas” as pesquisas realizadas desde 2011, de demonstrar que estas são um desperdício do dinheiro público (Terra 1, plana). Nesta mesma semana a o ranking 2019 da Times Higher Education mostrou, após consulta a milhares de especialistas do planeta (Terra 2, esférica), que a Universidade de São Paulo – USP é a melhor universidade da América Latina e suas coirmãs Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e Universidade Estadual Paulista – Unesp estão entre as 10 melhores.

Adolescentes curtirem ficção de universos paralelos não faz mal a ninguém. Adultos acreditarem nas mentiras de despresidentes, desministros e desdeputados tem enorme poder de destruição.

Onde está a chave do portal que nos salvará da tragédia?

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP São Carlos.

 

comments

144.05 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

144

144.01 qualidade urbana

Chácara das Jaboticabeiras

Uma pausa em São Paulo

Vladimir Bartalini

144.02 sociedade

Submetidos à política dos EUA, repetimos 'O Rei da Vela'

Jorge Coli

144.03 educação

O Brasil não tem espaço para todos

Quando o discurso da meritocracia enterra a democracia

Carlos A. Ferreira Martins

144.04 política

Uma luz em meio a tantas barbáries

Nabil Bonduki

144.06 crônica

O protesto imaginário contra o assassinato da menina Ágatha

Carlos Fernando Andrade

144.07 crônica

Dom Pita, o arquiteto, e o drama da contemporaneidade

Yuri Vasconcelos Silva

144.08 crônica

A cidade e o amor

Rafael Baldam

144.09 política

Federalismo de reação?

Ou, a hora e a vez da democracia representativa

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided