Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Moacyr Moojen Marques (1930-2019), arquiteto gaúcho de tradição moderna, titular do escritório Moojen e Marques Arquitetos Associados (MooMAA), faleceu nessa semana em Porto Alegre.

how to quote

CAU/RS, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Moacyr Moojen Marques (1930-2019). Nota de pesar. Drops, São Paulo, ano 20, n. 145.05, Vitruvius, out. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.145/7500>.


Comunicamos com pesar o falecimento do arquiteto e urbanista Moacyr Moojen Marques (1). Arquiteto formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FA/UFRGS) em 1957 e Urbanista pela mesma universidade em 1960, Moacyr foi professor da disciplina de Urbanismo e Arquitetura Paisagista por dez anos (1968-1978) na UFRGS. Também atuou como arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1958-1987).

Além de atuar com planejamento urbano, Moacyr fundou o escritório Moojen e Marques Arquitetos Associados (MooMAA) em 1960 e a Equipe e Arquitetos em 1962. Para citar um entre tantos trabalhos de renome, está o projeto arquitetônico para a revitalização do Auditório Araújo Vianna, patrimônio histórico e cultural de Porto Alegre, reinaugurado em 2012.

Em 1987, o arquiteto e urbanista recebeu a Medalha da Cidade de Porto Alegre; já em 1997, foi agraciado com o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre e, em 2000, eleito Arquiteto do Ano pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS).

“Lamentamos muito a perda do Moacyr, um nome fundamental no planejamento urbano de Porto Alegre e um dos grandes mestres de nossa profissão. Eu mesmo o considerava um de meus mentores, pois ele foi muito importante na minha escolha pelo Urbanismo como campo de atuação profissional. Esta é uma grande perda a todos os profissionais de Arquitetura e Urbanismo”, afirma o presidente do CAU/RS Tiago Holzmann da Silva, que atuou como estagiário no escritório Moacyr Moojen Marques e, brevemente, como arquiteto e urbanista recém-formado.

notas

NE – texto originalmente publicado no website do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/RS, 11 de outubro de 2019.

1
Velório no dia 11 de outubro de 2019, das 11h30 às 18h, na Capela 7 do Cemitério Ecumênico João XXIII (Avenida Natal, 60), em Porto Alegre.

sobre o autor

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo é uma autarquia criada pela Lei 12.378/2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no Brasil. O CAU/RS é o departamento regional da instituição no Estado do Rio Grande do Sul.

Auditório Araújo Vianna, arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet
Foto divulgação

Auditório Araújo Vianna, arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet
Foto divulgação

Detalhamento da 1aPerimetral, participação do arquiteto Moacyr Moojen Marques
Imagem divulgação

Plano de reorganização da Ilhota, participação do arquiteto Moacyr Moojen Marques
Imagem divulgação

Plano Diretor de Porto Alegre, Plano Paiva, 1961, coordenação Eng. Edvaldo Pereira Paiva, participação dos arquitetos Carlos Maximiliano Fayet e Moacyr Moojen Marques
Imagem divulgação

Refinaria Alberto Pasqualini – Refap, Petrobras, arquitetos Carlos M. Fayet, Cláudio Araújo, Moacyr Moojen e Miguel Pereira, 1962-68, Canoas RS
Foto divulgação

Refinaria Alberto Pasqualini – Refap, Petrobras, arquitetos Carlos M. Fayet, Cláudio Araújo, Moacyr Moojen e Miguel Pereira, 1962-68, Canoas RS
Foto divulgação

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided