Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A arquiteta Raquel Rolnik, professora da FAU USP, divulga obras de importantes arquitetos brasileiros disponibilizadas no acervo de sua escola.

how to quote

ROLNIK, Raquel. Arquitetura da USP oferece pesquisa online em acervo de 500 mil itens. Obras disponibilizadas de Vilanova Artigas, Lina Bo Bardi, Rino Levi e outros arquitetos. Drops, São Paulo, ano 20, n. 147.08, Vitruvius, dez. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.147/7580>.


Lina Bo Bardi, croqui para o Museu de Arte de São Paulo – Masp
Imagem divulgação [Acervo FAU USP]


A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP há várias décadas tem coletado um acerco inestimável de desenhos, modelos, maquetes, registros fotográficos e audiovisuais de planos, projetos, objetos, comunicação gráfica e vídeos, material doado por escritórios ou produzido internamente (1). São acervos de escritórios de arquitetura, planejamento urbano, paisagismo e design e o registro de produção da própria faculdade agrupado em mais de 40 coleções, por volta de 400.000 desenhos e 100.000 registros fotográficos, além de maquetes e modelos e vasta documentação.

É o maior acervo de materiais de projetos, de desenho, de fotos de arquitetura e design da América Latina. Agora a FAU USP lançou uma plataforma online em que se pode pesquisar pelo nome do artista, do arquiteto, ou por projetos, e ter acesso a todo esse vasto e rico material. É possível agora ver o que consta nesse acervo, inclusive toda a produção editorial e audiovisual da gráfica da FAU, como cartazes ou documentários feitos em várias épocas.

Entre os destaques do que pode ser visto agora online estão projetos de arquitetura como o Mercado e o Teatro Municipal (Ramos de Azevedo); croquis do Masp (Lina Bo Bardi); Edifício Copan (Oscar Niemeyer); Aeroporto de Congonhas (Hernani do Val Penteado); Casa Modernista (Gregori Warchavchik); Conjunto Nacional (David Libeskind); Igreja Nossa Senhora do Brasil (Bruno Simões Magro); Sede do jornal O Estado de São Paulo (Jacques Pilon e Franz Heep); Teatro Cultura Artística (Rino Levi); Vila Serra do Navio (Oswaldo Bratke); Clube Paineiras (Carlos Millan); Vila Penteado (Carlos Ekman); FAU USP e Edifício Louveira (João Batista Vilanova Artigas); além da produção gráfica do Cauduro Martino Arquitetos Associados, além de muitos outros projetos de arquitetos, urbanistas e designers importantes para a história destas áreas, muitos deles alunos e professores da FAU USP.

Além disso, em torno de 150 cartazes, produzidos por alunos, docentes e servidores técnicos da Seção Técnica de Produção Editorial da FAU USP (LPG) a partir dos anos de 1980 e em torno de 900 produções originais entre documentários, produções de alunos e seminários.

Trata-se de uma iniciativa importante no sentido da extroversão dos ricos acervos desta que é uma das mais importantes universidades públicas no país, buscando tornar mais acessível sua produção. As seções técnicas envolvidas – de Materiais Iconográficos da Biblioteca da FAU USP, de Audiovisual (FotoVídeo FAU USP) e de Produção Editorial (LPG FAU USP) recebem visitantes para acesso ao acervo físico, de acordo com sua política de uso. O portal está em processo de oferecer para download o material, mas por enquanto é possível fazer a pesquisa e requisitar, pelo email, o arquivo desejado.

notas

NE – Publicação original: ROLNIK, Raquel. Arquitetura da USP oferece pesquisa online em acervo de 500 mil itens. São Paulo, UOL, 19 dez. 2019 <https://bit.ly/357IL5m>.

1
Para acessar o portal do acervo da FAU USP: <http://acervos.fau.usp.br/>.

sobre a autora

Raquel Rolnik é professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAU USP.

 

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided