Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

how to quote

D'ALMEIDA, Tarcisio. Maria Aparecida Baccega (1943-2019). Especialista nas relações entre linguagens e sociedade. Drops, São Paulo, ano 20, n. 148.01, Vitruvius, jan. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.148/7583>.


Professora Maria Aparecida Baccega (1943-2019)
Foto divulgação


Professora Cida, saudades eternas. Obrigado por tudo!

Antes de ser professora nos cursos de graduações e de pós-graduações do Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA USP, Maria Aparecida Baccega era uma linguista. Formou-se em Letras pela FFLCH USP, onde foi aluna de grandes mestres como o professor Cidmar Teodoro Pais (in memorian), fundador da pioneira habilitação em Linguística na USP e no Brasil, e a professora Maria Aparecida Barbosa, uma grande dama dotada de uma elegância e afetividade no ensino inigualáveis.

Com a professora Barbosa, Baccega realizou a pesquisa de mestrado Redações de vestibulandos: valores inculcados e desempenho linguístico, defendida em 1981. Sua dedicação aos campos da Linguística e das Ciências das Comunicações a aproximou da também ex-orientanda da professora Maria Aparecida Barbosa, Maria de Lourdes Motter (in memorian), e que também se tornou professora da ECA USP.

As teorias da análise do discurso da Linguística constituíram na professora Baccega uma potência teórica na sua atuação acadêmica para compreender os entrelaçamentos entre linguagens e sociedade. O reflexo disso está presente em suas obras e em suas atuações na universidade, participando por exemplo do Centro de Pesquisa de Telenovela. Seu olhar visionário e interdisciplinar resultou em relevantes sementes, das quais destaco a Comunicação & Educação, revista de divulgação científica fundada por ela e na qual atuou ativamente de 1994 a 2003.

Com ela pude exercitar na prática duas das minhas paixões: a linguística, desde minha formação inicial na Universidade Federal de Pernambuco com o grande mestre Luiz Antônio Marcuschi (in memorian) e na qual me graduei na FFLCH USP; e a comunicação, em especial, o jornalismo. Fui selecionado por ela para ser um dos primeiros assistentes editoriais da Comunicação & Educação, recebendo uma bolsa de IC do CNPq e em seguida uma pioneira bolsa de um programa instituído pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Seu rigor e seriedade, mas sobretudo a paixão pelo ensino e pela pesquisa são sementes constantes no meu cotidiano profissional, que carrego até os dias de hoje em minhas memórias. A professora Baccega nos deixou nessa sexta-feira, 03/01/2020. Saudade é um sentimento difícil de lidar pois remete à memória, mas também nos direciona a revisitar o importante legado dela para os estudos das linguagens e das comunicações. Meus sentimentos aos familiares e meu muito obrigado à professora Baccega! Descanse em paz grande mestra!

sobre o autor

Tarcisio D'Almeida, graduado em Linguística, mestrado em Ciências da Comunicação, doutorado em Filosofia (USP, 2001, 2005 e 2018), é professor e pesquisador do Curso Design de Moda, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (desde março de 2010).

 

comments

148.01 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

148

148.02 homenagem

Ana Maria Primavesi (1920-2020)

Mãe da agroecologia, cientista ensinou como produzir alimentos sem usar veneno

Nabil Bonduki

148.03 homenagem

Hoover Americo Sampaio (1931-2020)

Angélica Benatti Alvim and Eunice Abascal

148.04 urbanização

A culpa é da chuva

Parte 1

Carlos A. Ferreira Martins

148.05 ensaio

Vantagens do vazio

Yuri Vasconcelos Silva

148.06 política

Da Bélgica e dos países impossíveis

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

148.07 educação

A embolada da educação brasileira

Paulo Ormindo de Azevedo

148.08 urbanização

A culpa (não) é da chuva

Parte 2

Carlos A. Ferreira Martins

148.09 urbanização

A culpa não é da chuva

Parte 3

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided