Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Nabil Bonduki, arquiteto e professor da FAU USP, homenageia Ana Maria Primavesi, pioneira da agroecologia no Brasil e uma das maiores pesquisadoras do tema no mundo, recém-falecida com quase cem anos de idade.

how to quote

BONDUKI, Nabil. Ana Maria Primavesi (1920-2020). Mãe da agroecologia, cientista ensinou como produzir alimentos sem usar veneno. Drops, São Paulo, ano 20, n. 148.02, Vitruvius, jan. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.148/7585>.


Ana Maria Primavesi, 1920-2020
Foto divulgação


A pioneira da agroecologia no Brasil e uma das maiores pesquisadoras do tema no mundo, Ana Maria Primavesi faleceu ontem em São Paulo, deixando um legado em favor da vida em um momento de grandes incertezas sobre o futuro do meio ambiente no Brasil e em todo o planeta.

No ano em que a Amazônia ardeu e em que o governo Bolsonaro aprovou a utilização de 439 novos agrotóxicos (recorde histórico), 34% dos quais com substancias proibidas pela União Europeia, as pesquisas e a experiência prática de Primavesi mostram que é possível fertilizar o solo e evitar as pragas utilizando a adubação verde e biológica, sem usar veneno.

Primavesi, que completaria 100 anos em outubro, era como uma Samaúma, árvore centenária da Amazônia, que resistiu ao tempo e à barbárie, fertilizando a terra.

Nascida na Áustria, foi uma das raras mulheres que se formou na Universidade Agrícola de Viena nos tempos sombrios de Hitler. Perseguida pelos nazistas, ajudou na fuga de refugiados judeus, foi levada a um campo de concentração e viu vários membros de sua família serem mortos durante a 2ª Guerra.

Mudou-se para o Brasil em 1946. Como professora e pesquisadora da Universidade Federal de Santa Maria (RS), foi a pioneira no desenvolvimento da agroecologia, termo que deriva dos seus trabalhos, contribuindo para a organização do primeiro curso de pós-graduação em agricultura orgânica no Brasil e para a criação da Associação de Agricultura Orgânica – AAO.

Primavesi foi capaz de enxergar e compreender o invisível: a vida microscópica contida no solo. Suas pesquisas apontaram para uma agricultura que privilegia a atividade biológica do solo com um alto teor de matéria orgânica, substituindo o uso de insumos químicos por técnicas como a da adubação verde e o controle biológico de pragas, entre outros.

“Um solo sadio gera uma planta sadia, que não será atacada por pragas pois na natureza “praga” é um grande indicador que naquele solo falta algo e portanto a planta não está bem nutrida”, escreveu Primavesi em um dos seus muitos livros.

Em Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais, a pesquisadora inovou em estudo sobre as especificidades da agricultura em regiões de clima quente, que exige um tratamento do solo diferenciado em relação ao realizado nos países temperados. A obra tornou-se uma referência em todo o mundo.

Ela foi, ainda, uma das pioneiras nas técnicas de preservação do solo e recuperação de áreas degradadas, abordando o manejo do solo de maneira integrada com o meio ambiente. A compreensão do solo como um organismo vivo e com diversos níveis de interação com as plantas foi uma das suas contribuições para a agronomia.

Após sua aposentadoria, colocou em prática esses conceitos em seu sítio em Itaí (SP), transformado em um laboratório vivo de agroecologia e manejo ecológico do solo. O local estava degradado e infértil nos anos 1980, quando foi adquirido pela pesquisadora; algumas décadas depois, suas matas e nascentes estava recuperadas e o solo fértil.

Ainda pouco conhecida do grande público brasileiro, apesar de imensa adesão que vem ganhando a agroecologia, Primavesi, como uma árvore frondosa, “lançou tantas sementes que agora o mundo (e o Brasil) está repleto de mudas vigorosas, prontas a enfrentar as barreiras que a impediram de crescer”, como foi publicado em sua página no Facebook.

Muitas dessas sementes e mudas vigorosas estão em São Paulo. São visíveis nas dezenas de feiras orgânicas espalhadas pela cidade, nas hortas urbanas e periurbanas que mobilizam coletivos e grupos de jovens, no desejo crescente das pessoas consumirem produtos sem agrotóxicos. Os “banquetaços” têm reunido milhares de pessoas em defesa da alimentação saudável.

A mobilização em torno do tema foi essencial para ampliar o escopo do Plano Diretor Estratégico de 2014. A agroecologia apareceu com tanta força nos debates que um instrumento tradicionalmente voltado para as questões urbanas e para o ambiente construído ganhou uma perspectiva mais ampla e holística.

A Zona Rural, equivocamente extinta em 2002, foi recriada e foi regulamentado o pagamento de serviços ambientais, destinado a agricultores que promovessem, entre outros, a recuperação de matas e nascentes (com fez Primavesi em seu sítio) e a conversão da agricultura convencional para a orgânica.

Como desdobramento, aprovamos uma lei que estabelece a obrigação de toda a alimentação escolar ser orgânica até 2027, criando um mercado forte para estimular a agroecologia. O programa Ligando os Pontos, que busca conectar produtores e consumidores de produtos orgânicos, fortalece essa economia circular.

Em 2016, como uma de suas mudas, tive a honra de homenagear Ana Primavesi com o título de Cidadã Paulistana por sua contribuição para a cidade. Com ela, aprendi um pouco mais sobre a importância da agroecologia para o futuro da nossa sobrevivência na terra.

nota

BONDUKI, Nabil. Mãe da agroecologia, Primavesi ensinou como produzir alimentos sem usar veneno. Folha de S.Paulo, São Paulo, 22 dez. 2016 <https://bit.ly/2N0P70i>.

sobre o autor

Nabil Bonduki é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP.

 

comments

148.02 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

148

148.01 homenagem

Maria Aparecida Baccega (1943-2019)

Especialista nas relações entre linguagens e sociedade

Tarcisio D'Almeida

148.03 homenagem

Hoover Americo Sampaio (1931-2020)

Angélica Benatti Alvim and Eunice Abascal

148.04 urbanização

A culpa é da chuva

Parte 1

Carlos A. Ferreira Martins

148.05 ensaio

Vantagens do vazio

Yuri Vasconcelos Silva

148.06 política

Da Bélgica e dos países impossíveis

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

148.07 educação

A embolada da educação brasileira

Paulo Ormindo de Azevedo

148.08 urbanização

A culpa (não) é da chuva

Parte 2

Carlos A. Ferreira Martins

148.09 urbanização

A culpa não é da chuva

Parte 3

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided