Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. A culpa (não) é da chuva. Parte 2. Drops, São Paulo, ano 20, n. 148.08, Vitruvius, jan. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.148/7626>.


Enchente em Rio Branco AC
Foto Sérgio Vale [Agência de Notícias do Acre / Agência Brasil]


Desde a primeira coluna deste ano São Carlos voltou a ser assolada por mais enchentes e nada garante que não venha a ser ainda este ano. Mas a dinâmica da política – e da grande mídia – é sempre mudar de assunto.

Um dia é uma comitiva de quase duas dezenas de políticos que foi a São Paulo formalmente em busca de apoio financeiro do governo do Estado para os prejudicados pelas águas.

Outro é o inaceitável episódio de agressão a manifestantes que pacificamente protestavam contra a presença da ministra Damares em São Carlos, por parte de um vereador que se notabilizou pelas atitudes violentas e um pseudo pastor que exibiu a mesma intolerância dos que crucificaram Jesus.

Quem já viveu a política como ela é, sabe que, em ambos os casos, os prejudicados com as enchentes eram quem menos importava.

No primeiro caso era a busca de fotos ao lado das autoridades estaduais. Pelo relato da imprensa independente local, deu errado. Mal conseguiram a atenção do secretário e ficaram brigando para ver quem era o melhor papagaio de pirata.

No segundo era uma maneira de se legitimar junto aos seus potenciais apoiadores. Nos dois casos, os protagonistas estavam mesmo é de olho nas eleições deste ano.

Se – espero que isso aconteça – as chuvas derem uma trégua natural, pode anotar aí, leitor e eleitor são-carlense, que nenhum deles voltará a falar no tema até ... o ano que vem.

Quem estiver interessado de verdade no presente e no futuro da cidade deve manter sua atenção nas condições do desenvolvimento urbano passado, presente e futuro que vem provocando e vai provocar cada vez mais episódios como os que vivemos neste começo de ano.

Por isso, por que sou urbanista e já fui secretario municipal, por que não sou candidato a nada e por que sei que se está tramando uma alteração do Plano Diretor que vai levar mais dinheiro para os que só se importam com isso e vai agravar ainda mais a situação de macrodrenagem da cidade, é que vou continuar esta série de colunas sobre o tema.

Por que sei que só o cidadão comum, informado sobre as razões técnicas das enchentes e sobre as políticas e ações de curto, médio e longo prazos necessárias para minimizar o risco de enchentes, terá interesse em enfrentar, de verdade, o problema.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – IAU USP, foi Secretário Municipal de Governo (2001-2004) e presidente do Comdusc (2007-2011).

 

comments

148.08 urbanização
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

148

148.01 homenagem

Maria Aparecida Baccega (1943-2019)

Especialista nas relações entre linguagens e sociedade

Tarcisio D'Almeida

148.02 homenagem

Ana Maria Primavesi (1920-2020)

Mãe da agroecologia, cientista ensinou como produzir alimentos sem usar veneno

Nabil Bonduki

148.03 homenagem

Hoover Americo Sampaio (1931-2020)

Angélica Benatti Alvim and Eunice Abascal

148.04 urbanização

A culpa é da chuva

Parte 1

Carlos A. Ferreira Martins

148.05 ensaio

Vantagens do vazio

Yuri Vasconcelos Silva

148.06 política

Da Bélgica e dos países impossíveis

Adson Cristiano Bozzi Ramatis Lima

148.07 educação

A embolada da educação brasileira

Paulo Ormindo de Azevedo

148.09 urbanização

A culpa não é da chuva

Parte 3

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided