Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos A. Ferreira Martins, professor titular do IAU USP São Carlos, comenta o impacto do coronavírus no contexto brasileiro.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Tempos de isolamento. Para bem e para mal. Drops, São Paulo, ano 20, n. 150.07, Vitruvius, mar. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.150/7682>.


Gabinete de crise... histérica
Foto Abilio Guerra


No festival de horrores em que o mundo está jogado cada um de nós está chamado à responsabilidade de proteger a sua família e, para usar uma palavra de ressonância religiosa, aos nossos semelhantes.

Ficar em casa, tomar os cuidados elementares de higiene, lavar as mãos repetidamente, evitar saídas desnecessárias. Tudo isso é necessário para tentar deter a evolução exponencial (vale a pena resgatar os velhos livros de matemática ou dar uma googlada para entender o que isso significa) é essencial.

Tenho certeza de que a maior parte dos eventuais leitores o está fazendo. No mínimo pelo cuidado com a sua família. Mas é fundamental neste momento compreender que, em termos sociais, isso não é o bastante.

Se o termo semelhante for entendido no sentido religioso profundo (todo ser humano é meu, seu, nosso, semelhante) é inescapável perceber que não estamos, como sociedade, como país, fazendo o necessário.

Estamos fazendo o contrário. Estamos permitindo que a ignorância continue triunfando. Que os que apostam na divisão e no ódio sigam em sua marcha suicida e homicida.

A palhaçada (existe outra palavra?) daquela coletiva de imprensa com o staff presidencial usando máscaras sem saber como usar e contrariando a própria orientação (só devem usar máscaras os que estão contaminados) é a prova contundente do navio à deriva.

Até Trump (sim, ele mesmo) mudou radicalmente sua posição negacionista e está liberando recursos de renda mínima para todos os americanos. Bolsonaro está permitindo que as empresas demitam ou reduzam o salário dos trabalhadores.

Descobrimos que os cientistas são necessários sim. Que a ciência é feita pelas universidades públicas. E que o SUS é que poderá minimizar os efeitos da pandemia. Mas os recursos “emergenciais” nem de longe compensam a asfixia a que ele continua submetido.

Nenhuma palavra sobre o que deve fazer a população que vive em favelas, que não tem acesso a água, que não tem plano de saúde. Nenhuma palavra sobre a população de rua. Sobre os precarizados entregadores de comida. Sobre os indígenas contaminados pelas invasões de suas terras.

Sobre ninguém que não seja a classe média que, em tese, tem condições de atender às recomendações. E que pode bater panela de suas sacadas.

O austericídio está se revelando, dramaticamente, como aquilo que sempre foi: genocídio dos pobres.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos.

 

comments

150.07 coronavírus
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

150

150.01 prêmio Pritzker

E o Pritzker 2020 vai para...

Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do Grafton Architects!

Gabriel Kogan

150.02 dia da mulher

Manifesto feminista no Dia Internacional da Mulher

Arquitetas e urbanistas, uni-vos!

Coletivo Rosa Kliass

150.03 política

A culpa não é das chuvas...

Nem do vírus!

Carlos A. Ferreira Martins

150.04 homenagem

Nelson Leirner (1932-2020)

A desilusão como arma libertadora

Paulo Miyada

150.05 design

O MAM Rio e a importância do design

Ethel Leon

150.06 arte urbana

Street Art pela América Latina

Adriana Idalina Rojas Gutierrez

150.08 homenagem

Michael Sorkin, 1948-2020

O pensador do ambiente urbano

Laura Belik

150.09 coronavírus

O vírus, a política e os políticos

A saúde pública refém de interesses pessoais

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided