Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
A arquiteta Laura Belik faz uma homenagem ao arquiteto e crítico de arquitetura Michael Sorkin, com quem trabalhou na editora UR Terreform.

how to quote

BELIK, Laura. Michael Sorkin, 1948-2020. O pensador do ambiente urbano. Drops, São Paulo, ano 20, n. 150.08, Vitruvius, mar. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.150/7687>.


Michael Sorkin, 1948-2020
Foto Jeff Barnett Winsby [Website Terreform]


Esta semana celebramos a vida e trabalho de um dos grandes teóricos da arquitetura e urbanismo. Michael Sorkin deixou um legado inigualável de ensinamentos, reflexões, textos, projetos, livros e principalmente, colaborações. Sorkin foi vítima de complicações referentes à devastadora pandemia do século 21, a Covid-19, que ironicamente não nos permite vivenciar a cidade. Ele se despediu dia 26 de março nos fazendo, mais uma vez, refletir sobre o papel do ambiente urbano nas relações sociais, econômicas e políticas.

Nascido em Washington, DC em 1948, Sorkin formou-se pela University of Chicago (1970), e obteve seus mestrados pela Columbia University (MA English, 1970) e Massachusetts Institute of Technology- MIT (M.Arch, 1974). Sorkin atuava como Distinguished Professor de Arquitetura e Diretor Emérito do programa de Pós-graduação em Desenho Urbano na City College of New York (CCNY). Anteriormente, lecionou também na Academy of Fine Arts em Vienna, Cornell University, Nebraska University, University of Michigan, Yale University, Cooper Union, Harvard University e Columbia University.

Sorkin escreveu e editou mais de vinte livros, como o clássico Variations on a Theme Park (Hill and Wang, 1992), definindo debates sobre o uso do espaço público. Mais recentemente publicou Twenty Minutes in Manhattan (Reaktion, 2009), onde compartilha suas percepções sobre as mudanças da cidade de Nova York a partir de percursos a pé que fazia cotidianamente; e All Over The Map: Writing on Buildings (Verso, 2011), refletindo sobre a necessidade de se repensar o papel da arquitetura e do urbanismo em um cenário pós 11 de Setembro de 2001. Sorkin foi um dos principais críticos de arquitetura, constantemente fazendo a ponte entre academia, prática da arquitetura e o público. Fruto de uma geração que cresceu e presenciou a ascensão e queda dos ideais modernistas, parte de seu trabalho, principalmente no início de sua carreira, é dedicado a reflexões sobre os princípios modernos, mais tarde expandindo sua pesquisa para o cotidiano das cidades e sustentabilidade urbana. Sorkin colaborou com o jornal The Village Voice por dez anos, além de escrever para outros veículos como The Nation, Architectural Record, Architectural Review, New York Times e Wall Street Journal.

Seu escritório de arquitetura, Michael Sorkin Studio (1), está ativo desde 1980. Em 2005 ele fundou e passou também a se dedicar à Terreform (2), uma non-profit voltada à pesquisa no campo da arquitetura e urbanismo radical, que a partir de 2015 começou a publicar como uma editora independente, a UR – Urban Research (3). Terreform hoje simboliza um espaço dedicado às mais atuais discussões sobre espaços urbanos, e uma entrada para colaborações entre profissionais e teóricos do ramo. Sorkin fez parte do conselho de diversas instituições cívicas e profissionais como Urban Design Forum (Vice-presidente) e Architectural League of New York (Diretor), além de ter sido membro do International Committee of Architectural Critics. Seu trabalho é reconhecido mundialmente, condecorado com diversos fellowships e prêmios como o “Design Mind” (2013), e a distinta fellowship do John Simon Guggenheim Foundation (2015).

Sorkin visitou o Brasil em diversas ocasiões, sendo uma das mais famosas seu encontro com Marshall Berman em Brasília, em 1987. Recentemente em novembro de 2018, Sorkin esteve em São Paulo, participando do seminário "São Paulo: evolução radical", no Insper, quando foi lançado o livro São Paulo, uma biografia gráfica (Romano Guerra/UT Press, 2018), que conta com sua participação (4).

notas

1
Website Michael Sorkin Studio <www.sorkinstudio.com>.

2
Website Terreform – Center for Advanced Urban Research <www.terreform.info>.

3
Website da editora UR – Urban Research <https://www.urpub.org>.

4
CORREA, Felipe (Org.). São Paulo – uma biografia gráfica. São Paulo/Austin, Romano Guerra/University of Texas Press, 2018 <www.vitruvius.com.br/pesquisa/bookshelf/book/1917>.

sobre a autora

Laura Belik é doutoranda em Arquitetura pela University of California, Berkeley, Mestre em Design Studies pela Parsons – The New School (Nova York, 2016), e formada como arquiteta e urbanista pela Escola da Cidade (São Paulo, 2013). Laura trabalhou como editora assistente na UR Terreform entre 2015-2017 junto à Michael Sorkin, tendo colaborado com a publicação Adventures in Modernism: Thinking with Marshall Berman (UR04, 2016).

 

comments

150.08 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

150

150.01 prêmio Pritzker

E o Pritzker 2020 vai para...

Yvonne Farrell e Shelley McNamara, do Grafton Architects!

Gabriel Kogan

150.02 dia da mulher

Manifesto feminista no Dia Internacional da Mulher

Arquitetas e urbanistas, uni-vos!

Coletivo Rosa Kliass

150.03 política

A culpa não é das chuvas...

Nem do vírus!

Carlos A. Ferreira Martins

150.04 homenagem

Nelson Leirner (1932-2020)

A desilusão como arma libertadora

Paulo Miyada

150.05 design

O MAM Rio e a importância do design

Ethel Leon

150.06 arte urbana

Street Art pela América Latina

Adriana Idalina Rojas Gutierrez

150.07 coronavírus

Tempos de isolamento

Para bem e para mal

Carlos A. Ferreira Martins

150.09 coronavírus

O vírus, a política e os políticos

A saúde pública refém de interesses pessoais

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided