Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Em semana cheia de fatos, Carlos Martins fala de diversos acontecimentos, dentre eles Lavajato para tucano, mortes por Covid-19 e madames discutindo sobre marmita para sem-teto.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Semana de pingue-pongue. Drops, São Paulo, ano 21, n. 154.02, Vitruvius, jul. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.154/7807>.


Boneca Barbie
Foto divulgação


Bolsonaro bate o recorde de dez dias sem falar (muita) besteira e a imprensa comemora.

Parece que a “frente democrática” tinha por objetivo não afastar o genocida, mas torná-lo mais “comedido”. A senha veio de FHC, grande liderança das redações dos jornalões que, logo depois da manifestação virtual que animou os ingênuos, pediu “tolerância” com o capitão.

Enquanto isso no quartel de Abrantes...

Decotelli foi demitido antes mesmo de assumir. Muitos suspeitam de racismo porque Damares e Salles também falsificaram currículos mas continuam impávidos e colossos.

Outros lembram que Bolsonaro hoje está acuado, ao contrário do momento das denúncias contra a mestre pela graça de Deus e o senhor das boiadas, quando nadava de braçada na aprovação de um terço da população.

Quando escrevo parece que o novo ministro será o atual secretario de educação do Paraná. Pelo menos ele se antecipou e deu um trato no currículo que não atualizava desde 2002. Um dos administradores de uma conhecida empresa de informática, o novo ministro responde por denúncia de fraude fiscal de mais de três milhões de reais.

Apesar do “comedimento” continua valendo a regra de que “sonegação não é corrupção”. Por falar no tema, quem diria que os profetas da honestidade medida em K, também conhecidos como os garotos do powerpoint, seriam acusados... de corrupção pela turma do Aras, o procurador geral de Bolsonaro?

O morticínio do Covid faz estragos nas terras indígenas, mas o capitão declara na live do Mercosul que pretende lutar “contra a desinformação” sobre a Amazônia.

Enquanto isso, a isenção do pagamento de luz pelos mais pobres não será renovada; a Globo dá mais espaço ao esclarecimento das empresas de aplicativos de comida do que à notícia da greve dos entregadores e a Lavajato de São Paulo dribla decisão do Supremo e reabre acusação contra José Serra, que estava na muda há bastante tempo.

A primeira dama paulista, Bia Dória, recomenda em vídeo que não se dê marmita a moradores de rua porque isso estimula que eles continuem na rua. Certamente gozando o conforto desse friozinho bom dos últimos dias.

Os números da gripezinha ultrapassaram um milhão e meio de contaminados e 65 mil mortes. Deve ser por isso que o capitão vetou a obrigatoriedade de uso de máscara em lugares fechados, como igrejas, bares, restaurantes etc.

Mas quem liga para isso, com tanta noticia boa, não é mesmo?

sobre o autor

Carlos Alberto Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos.

 

comments

154.02 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

154

154.01 coronavirus

Fugindo do confinamento

Efeitos da pandemia para a educação de arquitetura no Brasil

André Gabriel Caetano Leite

154.03 homenagem

Plínio Soares de Arruda Sampaio (1930-2014)

Há seis anos o Brasil perdia um jogo e um democrata

João Sampaio

154.04 homenagem

Alfredo Sirkis

O carbonário verde se despede

Antônio Agenor Barbosa

154.05 homenagem

Gian Carlo Gasperini, 1926-2020

Escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos

154.06 cinematografia

A representação das variantes culturais na cinematografia

Gabriel Augusto de Souza Santos, Larissa Rodrigues Lucas and Thalya Alves Coimbra

154.07 educação

Vitória da educação e assobio do governo

União em torno da continuidade do Fundeb

Carlos A. Ferreira Martins

154.08 coronavírus

Cenário catastrófico da pandemia e do governo Bolsonaro

Derretimento de políticas públicas e instituições construídas desde a Constituição de 1988

Nabil Bonduki

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided