Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Antônio Agenor Barbosa, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, homenageia o ativista Alfredo Sirkis, falecido no dia 10 de julho de 2020 em um desastre automobilístico.

how to quote

BARBOSA, Antônio Agenor. Alfredo Sirkis. O carbonário verde se despede. Drops, São Paulo, ano 21, n. 154.04, Vitruvius, jul. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.154/7813>.


Alfredo Hélio Syrkis (1950-2020), conhecido como Alfredo Sirkis
Foto divulgação [Agência Senado]


Um Rio que se queria, um Rio que se sonhava, uma cidade mais solidária, mais leve, mais divertida, mais humana. Onde podíamos andar com fé e ter a certeza de que a fé não costumava faiá.

Uma cidade mais verde, e sempre verdejante. Não de um Partido Verde, mas de um verde inteiro e nunca partido. Verde, se diz por aí; é a cor da esperança e da liberdade e da leveza e da saúde e da utopia.

Quando um certo e inexpressivo então vereador, hoje o nefasto presidente que diz “e daí” para o amontoado de mortos sob seus pés, o saudava pejorativamente dizendo:

– E aí, seu verde?

O vereador mais votado daquele Rio distante desta atual distopia “crivéllica-miliciânica” respondia, irônica e debochadamente:

– E aí, seu verde-oliva?

O “verde” que hoje se foi precocemente sempre pensou em incluir, em conectar, em planejar, em fazer e em fazer acontecer.

O “verde-oliva"” vocês bem sabem, foi expulso do exército, nunca agregou nenhuma relevante contribuição nem àquela cidade, onde foi colega do vereador verde, e nem ao país que hoje (des)governa e que nos faz passar vergonha em cadeia “cloroquínico-evangélica” nacional e internacional.

Para caminhar, andar de skate, pedalar nestas ciclovias do Leme ao Pontal, não há nada igual. Parques, casarios, áreas de proteção ambiental, pequenos cuidados, pequenos gestos que pode ser plantar uma árvore, abraçar a figueira da Rua Faro, abraçar toda a Lagoa Rodrigo de Freitas ou sequestrar um embaixador da Alemanha ou da Suíça ou falar horas sobre o quanto admirava a Jane Jacobs, e criticar Le Corbusier, ou escrever Os carbonários e agora (re)escrever os (Des)carbonários.

Vejam como foram tantas e tão significativas contribuições à cidade, ao país e à suas histórias.

Um político, um escritor, um ambientalista, um ciclista, um skatista, um anti-rodoviarista que, assim quis o destino da cidade distópica crivéllica-miliciânica, morreu em uma rodovia, dentro de um automóvel, quando ia ao encontro de sua quase centenária mãe.

Alfredo Sirkis nos deixou, mas o legado de muitas de suas ações, projetos, leis e iniciativas ainda estão por aí na cidade que, sabe-se lá porque, poderia voltar a ser em breve tão utópica e maravilhosa quanto sonhava o eternamente jovem Alfredo Sirkis.

nota

NA – Há alguns anos eu tive a oportunidade de entrevistá-lo para o Portal Vitruvius: BARBOSA, Antônio Agenor. Alfredo Sirkis. Entrevista, São Paulo, ano 04, n. 013.02, Vitruvius, jan. 2003 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/04.013/3338>.

NE – O portal Vitruvius publicou uma segunda entrevista com Alfredo Sirkis: MAGALHÃES, Roberto Anderson M. Alfredo Sirkis. Entrevista, São Paulo, ano 09, n. 033.01, Vitruvius, jan. 2008 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/09.033/3290>.

sobre o autor

Antônio Agenor Barbosa, Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAU-UFJF).

 

comments

154.04 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

154

154.01 coronavirus

Fugindo do confinamento

Efeitos da pandemia para a educação de arquitetura no Brasil

André Gabriel Caetano Leite

154.02 política

Semana de pingue-pongue

Carlos A. Ferreira Martins

154.03 homenagem

Plínio Soares de Arruda Sampaio (1930-2014)

Há seis anos o Brasil perdia um jogo e um democrata

João Sampaio

154.05 homenagem

Gian Carlo Gasperini, 1926-2020

Escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos

154.06 cinematografia

A representação das variantes culturais na cinematografia

Gabriel Augusto de Souza Santos, Larissa Rodrigues Lucas and Thalya Alves Coimbra

154.07 educação

Vitória da educação e assobio do governo

União em torno da continuidade do Fundeb

Carlos A. Ferreira Martins

154.08 coronavírus

Cenário catastrófico da pandemia e do governo Bolsonaro

Derretimento de políticas públicas e instituições construídas desde a Constituição de 1988

Nabil Bonduki

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided