Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Texto homenageia o arquiteto Gian Carlo Gasperini, recém-falecido, que se radicou no Brasil no final dos anos 1940, durante a crise do pós-guerra em seu país natal.

how to quote

AFLALO & GASPERINI ARQUITETOS, Escritório. Gian Carlo Gasperini, 1926-2020. Drops, São Paulo, ano 21, n. 154.05, Vitruvius, jul. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.154/7817>.


Gian Carlo Gasperini (Castellamare di Stabia, Itália 20/08/1926 – São Paulo, Brasil, 15/07/2020)
Foto divulgação


Sócio fundador do escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos, o arquiteto italiano Gian Carlo Gasperini faleceu na noite do dia 15 de julho de 2020, aos 93 anos. Gasperini fundou o escritório em 1962, na época com o nome de Croce, Aflalo & Gasperini, junto com Plinio Croce e Roberto Cláudio dos Santos Aflalo.

Do ponto de vista arquitetônico teve grande expressão criativa, influenciou e foi influenciado por importantes arquitetos do século 20. Uma pessoa que adotou o Brasil como lar, para onde veio com a família fugida da guerra no final dos anos 1940 e resolveu permanecer após se entrosar com a geração de arquitetos que liderou a modernização da arquitetura brasileira como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Graduou-se pela Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro e mudou-se para São Paulo para trabalhar com o francês Jacques Pilon. Nos anos 1960, começou a lecionar na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, tornando-se mais tarde professor titular. Nesse mesmo período, montou o escritório, que teve papel importante na arquitetura brasileira. Gasperini ainda lecionou na pós-graduação da Universidade de São Paulo e se dedicou à pesquisa na área de Projetos de Edificações.

Em 2010, recebeu o título de Cidadão Paulistano e, em 2015, foi homenageado pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA pelo conjunto de sua obra. Também recebeu títulos honoríficos como o “Croix Chevalier Mérite Commercial”, do Governo francês, e o GB “Cavaliere dell’Ordine al Merito dei la Republica Italiana”, concedido pelo Governo da Itália, além de ser condecorado como Cavalheiro Donato da Soberana Ordem de Malta.

Seus projetos de destaque como os Supermercados Peg-Pag e Pão de Açúcar, o Edifício Metrópole e o Centro Metropolitano de Compras (em colaboração com o arquiteto Salvador Candia), os Edifícios Pauliceia e Moreira Salles e o Peugeot, em Buenos Aires (anteprojeto vencedor do Concurso Internacional patrocinado pela UIA, em colaboração com o Plinio Croce, Roberto Aflalo e Eduardo Patrício Suarez), e tantos outros de seu escritório como o Tribunal de Contas do Município de São Paulo, os edifícios-sede da IBM e do Citibank, o Auditório Claudio Santoro em Campos do Jordão, o Credicard Hall, deixaram um importante legado que marcou a história do escritório e da arquitetura do país.

Com a morte dos sócios Plínio Croce e Roberto Aflalo em 1984 e 1992, deu continuidade ao escritório com os sócios da geração seguinte Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman. Em 2015, se aposentou do escritório. Hoje, Roberto e Luiz Felipe dividem a sociedade com Grazzieli Gomes Rocha e José Luiz Lemos. Com 58 anos, Aflalo/Gasperini Arquitetos segue produzindo projetos inovadores e sustentáveis, reforçando o legado pioneiro de Gasperini, bem como seus princípios arquitetônicos.

sobre os autores

O Escritório Aflalo/Gasperini Arquitetos, comandado pelos arquitetos e sócios Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo Herman, Grazzieli Gomes Rocha e José Luiz Lemos, é sediado na cidade de São Paulo.

 

comments

154.05 homenagem
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

154

154.01 coronavirus

Fugindo do confinamento

Efeitos da pandemia para a educação de arquitetura no Brasil

André Gabriel Caetano Leite

154.02 política

Semana de pingue-pongue

Carlos A. Ferreira Martins

154.03 homenagem

Plínio Soares de Arruda Sampaio (1930-2014)

Há seis anos o Brasil perdia um jogo e um democrata

João Sampaio

154.04 homenagem

Alfredo Sirkis

O carbonário verde se despede

Antônio Agenor Barbosa

154.06 cinematografia

A representação das variantes culturais na cinematografia

Gabriel Augusto de Souza Santos, Larissa Rodrigues Lucas and Thalya Alves Coimbra

154.07 educação

Vitória da educação e assobio do governo

União em torno da continuidade do Fundeb

Carlos A. Ferreira Martins

154.08 coronavírus

Cenário catastrófico da pandemia e do governo Bolsonaro

Derretimento de políticas públicas e instituições construídas desde a Constituição de 1988

Nabil Bonduki

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided