Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Carlos A. Ferreira Martins, professor do IAU USP São Carlos, levanta em questão os depoimentos das autoridades federais diante da pandemia que já matou 100 mil pessoas no país.

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Uma maneira de se safar. Da morte ou da execração? Drops, São Paulo, ano 21, n. 155.02, Vitruvius, ago. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.155/7842>.


Pieter Bruegel, “O Triunfo da Morte”, detalhe, 1562
Imagem divulgação


O debate sobre a volta “ao normal”, sobre a abertura do comércio ou sobre a “volta às aulas” é muito mais complexo do que a maneira em que vem sendo travado.

Porque não pode haver normalidade, tão apenas uma criminosa normalização, no fato de termos, a cada dia, uma tragédia equivalente à queda de quatro grandes aviões. Todos os dias.

Porque a repetição insistente dos números constitui já um indicador do processo de desumanização em curso incontido. E não parece suficiente tentar insistir em que não são números. São vidas humanas. São pais e mães, sogros e sogras, tios e tias, avôs e avós, mas também jovens, esposas, maridos, e, ao contrário do que nos diziam ao início, também crianças. Cada vez mais crianças.

Porque o número dos recuperados, aqueles que o curioso corredor polonês dos hospitais celebra e comemora é um autoengano. Porque o acompanhamento dos “recuperados” vem mostrando que não sabemos se a recuperação é permanente. Se há recaída. Qual o grau das sequelas, dos danos físicos e mentais que esperam o futuro dos “felizardos” da vitória momentânea.

Porque não se pode apenas (grifo no apenas) dizer não. Todos sabem que escolas, juntamente com bares, restaurantes, clubes e outros ambientes fechados com aglomeração constituem o setor com maior risco de amplificação exponencial de contaminação.

Mas todos sabem também que há famílias que simplesmente não podem atender ao apelo sensato do “fique em casa”. Porque para milhões de famílias ficar em casa não é possível. Porque pais e mães são obrigados a sair para trabalhar. Porque deixar as crianças com os avós é expô-los ao risco. Porque milhões de famílias que tem algo que possamos chamar de casa não tem água encanada, não tem esgoto e falar em álcool gel é uma afronta.

Porque uma pandemia é um problema de saúde pública e não pode ser enfrentada com decisões ou apelos pessoais. É preciso superar a discussão simplista. E isso talvez fosse, ao fim e ao cabo, possível.

O que não é possível é conviver com um governante genocida que comemora as 100 mil mortes dizendo que “a gente lamenta todas as mortes, mas vamos tocar a vida e achar uma maneira de se safar”.

A gente, quem? Tocar qual vida? E se safar de quê? De explicar os 21 depósitos de rachadinha na conta da primeira dama? Da atenção do público a todas as boiadas que continuam passando? Dos mais de trinta pedidos arquivados de impeachment? Da acusação de genocídio nas cortes internacionais?

Quem está tentando achar uma maneira de se safar? E de quê?

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos.

 

comments

155.02 pandemia
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

155

155.01 patrimônio

La Habana Vieja e o Novo Pelourinho

Paulo Ormindo de Azevedo

155.03 patrimônio em risco

Salve o Dia do Patrimônio Histórico!

Paulo Ormindo de Azevedo

155.04 luta pela terra

Crueldade e hipocrisia em tempos de pandemia

Em terras de partido novo estelionatário é rei

Carlos A. Ferreira Martins

155.05 homem e natureza

Arquitetura biofílica

O “eu construído” mais próximo do “eu natural”

Juliana Duarte dos Santos Purcinelli

155.06 política pública

A boiada paulista que ameaça presente e futuro

Carlos A. Ferreira Martins

155.07 eleições

Um projeto de cidades pós-pandemia

Carta-aberta à sociedade e aos (às) candidatos (as) nas eleições municipais de 2020

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR, Assoc. Brasileira de Arquitetos Paisagistas Abap, Associação Brasileira de Ensino de AU ABEA, Assoc. Bras. dos Escritórios de Arquitetura AsBEA, Federação Nac. dos Arquitetos e Urbanistas FNA, Instituto de Arquitetos do Brasil IAB-DN and Federação Nac. de Estudantes de AU do Brasil FeNEA

155.08 política pública

Quem desinforma os leitores?

Falta de transparência na política de desmonte do Estado

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided