Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
Paulo Ormindo de Azevedo, arquiteto e crítico de arquitetura, comemora o Dia do Patrimônio Histórico em momento de grande risco de fenecimento da cultura material e imaterial em nosso país.

how to quote

AZEVEDO, Paulo Ormindo de. Salve o Dia do Patrimônio Histórico! Drops, São Paulo, ano 21, n. 155.03, Vitruvius, ago. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.155/7846>.


Igreja Nossa Senhora do Carmo, Salvador
Foto Nelson Kon [Portal Iphan]


Etimologicamentea palavras patrimônio deriva do latim pater, pai no sentido social e religioso. Patrimônio é aquilo que recebemos de nossos pais, herança familiar. No Inglês, patrimônio é heritage, literalmente herança. Patrimônio Histórico é a herança cultural de uma nação. E essa herança não é só material, monumentos, esculturas e documentos, mas também imaterial, língua, fábulas, danças, cantigas, crenças e o feijão com arroz do Oiapoque ao Chui.

O patrimônio material brasileiro começou a ser protegido a partir de 1937, com o Decreto Lei 25-37, que incluía a moldura dos monumentos e as paisagens naturais. Mas o patrimônio imaterial só começou a ser protegido em 2000, com o Decreto 3551. A diferença entre patrimônio material e imaterial é mais formal que real, porque não há software que rode sem um hardware. Não é possível tocar o cururu sem viola de cocho, ou fazer vatapá sem azeite de dendê. A diferença dessas duas categorias é que na cultura imaterial o suporte não é singular. Por outro lado, o que transforma um objeto material em um monumento é seu significado, sua aura, que é imaterial.

Dr. Rodrigo de Melo Franco de Andrade, que fundou o Iphan em 1937, via o patrimônio como bem material, com função de afirmação da unidade nacional. É dele esta definição:

“aquilo que denominamos Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [...] é o documento de identidade da nação brasileira. A substância desse patrimônio é que comprova, melhor que qualquer outra coisa, nosso direito de propriedade sobre o território que habitamos” (2).

Sim, foram as fortificações que os nossos antepassados construíram no Sul, como Santo Antonio de Ratones (1740) e Santa Cruz de Anhatomirim (1740), em Santa Catarina, e no Oeste os fortes de São José de Macapá (1764), no Amapá, Príncipe da Beira (1776,), em Rondônia, e Coimbra (1777) em Corumbá, Mato Grosso do Sul  que permitiram triplicar o território do Brasil no Tratado de Madri, com relação ao Tratado de Tordesilhas.

Patrimônio Nacional, não é só a cultura das elites, fortalezas, palácios e igrejas, mas a contribuição de todos à construção da nação: índios, portugueses, escravos negros e imigrantes. São monumentos, não é só as grandes construções, “mas também as obras modestas, que tenham, com o tempo, adquirido significado cultural”, segundo a Carta de Veneza (3).

O conceito de patrimônio se ampliou e evoluiu muito desde o final da década de 1930. O patrimônio deixa de servir apenas a legitimar a unidade nacional para se transformar em uma questão mundial, a paisagem deixa de ser só natural, mas também cultural, como a Unesco reconheceu o Rio de Janeiro. A restauração tem que ser crítica e criativa e a conservação de conjuntos urbanos não se resolve construtivamente, mas com o planejamento urbano.

Com a Cultura reduzida a uma dependência do Turismo e sujeita a ser atropelada com passagem da boiada, o que precisamos, agora, é defender, com unhas e dentes, o nosso Patrimônio.

Salve o nosso Patrimônio Histórico!

notas

NE – O presente artigo foi escrito a convite do arquiteto Luiz Antônio de Souza, presidente do IAB-BA, em homenagem ao Dia do Patrimônio Histórico, que se comemora no dia 17 de agosto de cada ano.

1
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Decreto-lei n. 25, de 30 de novembro de 1937. Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Rio de Janeiro, Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos <https://bit.ly/3h3dU0L>.

2
ANDRADE, Rodrigo Melo Franco. Rodrigo e o SPHAN: coletânea de textos sobre o patrimônio cultural. Rio de Janeiro, MinC/Fundação Nacional Pró-Memória, 1987, p. 21.

3
ICOMOS. Carta de Veneza. II Congresso Internacional de Arquitetos e Técnicos dos Monumentos Históricos. Veneza, Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, 1964 <https://bit.ly/3kRchpe>.

sobre o autor

Paulo Ormindo de Azevedo é arquiteto, com doutorado em restauração de monumentos e locais pela Universidade de Roma, “La Sapienza”, e professor titular da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Autor de projetos, livros e artigos sobre arquitetura e urbanismo, visitou Fallingwater pela primeira vez em novembro passado.

 

comments

155.03 patrimônio em risco
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

155

155.01 patrimônio

La Habana Vieja e o Novo Pelourinho

Paulo Ormindo de Azevedo

155.02 pandemia

Uma maneira de se safar

Da morte ou da execração?

Carlos A. Ferreira Martins

155.04 luta pela terra

Crueldade e hipocrisia em tempos de pandemia

Em terras de partido novo estelionatário é rei

Carlos A. Ferreira Martins

155.05 homem e natureza

Arquitetura biofílica

O “eu construído” mais próximo do “eu natural”

Juliana Duarte dos Santos Purcinelli

155.06 política pública

A boiada paulista que ameaça presente e futuro

Carlos A. Ferreira Martins

155.07 eleições

Um projeto de cidades pós-pandemia

Carta-aberta à sociedade e aos (às) candidatos (as) nas eleições municipais de 2020

Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil CAU/BR, Assoc. Brasileira de Arquitetos Paisagistas Abap, Associação Brasileira de Ensino de AU ABEA, Assoc. Bras. dos Escritórios de Arquitetura AsBEA, Federação Nac. dos Arquitetos e Urbanistas FNA, Instituto de Arquitetos do Brasil IAB-DN and Federação Nac. de Estudantes de AU do Brasil FeNEA

155.08 política pública

Quem desinforma os leitores?

Falta de transparência na política de desmonte do Estado

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided