Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

português
O IAB-SP propõe uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo visando a proteção e acesso aos documentos referentes à produção arquitetônica do país.

how to quote

IAB/SP, Instituto de Arquitetos do Brasil. Por uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo. Carta aberta. Drops, São Paulo, ano 21, n. 156.04, Vitruvius, set. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/20.156/7883>.


Biblioteca Brasiliana USP, São Paulo, 1999-2013. Arquitetos Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb
Foto Nelson Kon


É necessária a construção imediata de uma política de incentivo e valorização de acervos de arquitetura e urbanismo no país. Tais acervos são essenciais à investigação em fontes primárias, procedimento metodológico imprescindível para o desenvolvimento de leituras sobre a história da arquitetura brasileira. Essa carência ganha contornos de urgência tendo em vista a situação crítica que vigora no país em relação às políticas culturais, sob ataque constante e com estrangulamento de verbas. Dentro desse contexto, a saída do país do acervo profissional do arquiteto Paulo Mendes da Rocha aparece como agravante, que reforça a urgência de uma articulação institucional ampla.

Acervos de arquitetura são testemunhos de ideias e de práticas de trabalho que constituem importantes documentos para os estudos da arquitetura, da cidade, das artes, das técnicas, das profissões e de suas relações com a sociedade. Representam um patrimônio cultural que precisa ser preservado, estudado e divulgado. São compostos por documentos de variados suportes, cujas especificidades exigem tratamentos distintos de salvaguarda, organização, catalogação e conservação de modo a permitir ampla difusão entre pesquisadores e interessados. Organizados em arquivos criteriosos, as coleções de arquitetura e urbanismo servem tanto à pesquisa quanto à difusão da cultura técnica, artística e social brasileira.

Apesar da excelência reconhecida internacionalmente de alguns centros, há no Brasil muitos arquivos dispersos e em situações díspares – na administração pública, nas universidades, em entidades culturais e em escritórios particulares. O que pode parecer um problema na realidade é uma potência. No entanto, a atual crise que atinge as instituições brasileiras tem agravado os obstáculos para que ela se efetive.

Ciente da importância da preservação e divulgação desses acervos para a cultura arquitetônica brasileira, o IAB-SP, desde dezembro de 2018, vem dialogando com um conjunto de organizações e especialistas no tema para criar as condições necessárias para estabelecer uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo no Brasil. Uma ação conjunta de instituições públicas e privadas detentoras de acervos de arquitetura com objetivo de compartilhar políticas de acervos sempre se guiando por preceitos éticos e normativos de conservação, organização e acesso público à informação.

Uma Rede de Acervos de Arquitetura e Urbanismo que se propõe a compartilhar conhecimento, incentivar novas pesquisas e novas leituras, discutir a incorporação de novos acervos e contribuir para a melhoria das técnicas de preservação. Assim, será possível orientar projetos futuros, ampliar o repertório de ações possíveis, bem como garantir o acesso à informação pública, extrovertida por meio da montagem de exposições, publicações, além de seminários sobre o tema. A construção de uma infraestrutura comum, por meio de uma plataforma digital, também é uma missão desejável para conexão das informações dispostas em rede. Para tanto, será necessário buscar convergências entre estratégias para o financiamento dessas iniciativas.

Diante da proximidade do centenário do Instituto dos Arquitetos do Brasil, o Departamento São Paulo (IAB-SP) tem desenvolvido ações em relação ao seu próprio acervo: organizando, catalogando e disponibilizando documentos (1), (https://www.iabsp.org.br/acervo-iab), além de promover o debate técnico a partir de eventos acadêmicos e profissionais a exemplo do Seminário Acervos de Arquitetura (2) realizado em janeiro de 2020 que contou com a participação de especialistas e pesquisadores diretamente relacionados ao tema.

Essa carta aberta, além de uma primeira manifestação pública, é um convite para todas instituições e profissionais detentores de acervos de arquitetura e de urbanismo que queiram participar desta iniciativa.

São Paulo, 16 de setembro de 2020

notas

1
Foram digitalizados e disponibilizados documentos relativos às Bienais Internacionais de Arquitetura de São Paulo (catálogos, cartazes, fichas técnicas), Premiação IAB-SP, Prêmio Jovens Arquitetos, Jornal Arquiteto (aproximadamente 1.139 páginas) e boletins/informativos (aproximadamente 2.604 páginas), além de todos os documentos e desenhos técnicos sobre o Edifício IAB (alguns deles pertencentes ao acervo da FAU-USP).

2
Disponível em <https://www.iabsp.org.br/?noticias=acompanhe-ao-vivo-o-seminario-acervos-de-arquitetura-iabsp-itau-cultural>.

 

comments

156.04 patrimônio
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

156

156.01 homenagem

Lúcio Kowarick (1938-2020)

Um colega ilustre, competente e digno

Maria Adélia Souza

156.02 política

Pelo fim dos privilégios...

Carlos A. Ferreira Martins

156.03 homenagem

Um abraço no Paulo

Em respeito a Paulo Mendes da Rocha

156.05 revista

Entre Rayas, 28 anos de trajetória profissional

Revista venezuelana faz campanha de patrocínio coletivo

156.06 política pública

Novela ruim, roteirista canhestro

Carlos A. Ferreira Martins

156.07 coronavírus

Os mapas e a pandemia de Covid-19

Alexandre Augusto Bezerra da Cunha Castro, Paulo Vitor Nascimento de Freitas and Thereza Rachel Rodrigues Monteiro

156.08 hip hop

As batalhas de MCs e as restrições sociais

Emily Suelen Florentino Cabral

156.09 política

O que aconteceu com o posto Ipiranga?

Carlos A. Ferreira Martins

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided