Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

drops ISSN 2175-6716

abstracts

how to quote

MARTINS, Carlos A. Ferreira. Mad World. Motivos para se interessar pela eleição presidencial norte-americana. Drops, São Paulo, ano 21, n. 158.01, Vitruvius, nov. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/21.158/7933>.


Cildo Meireles, Inserções em circuitos ideológicos: projeto Coca-Cola, 1970
Foto divulgação


Muitos temos acompanhado com indisfarçada ansiedade o lento processo de apuração das eleições norte-americanas.

Alguns torcendo para um dos lados, como se o destino da humanidade dependesse das urnas de Geórgia, Pensilvânia e Nevada. Outros, menos numerosos mas igualmente fervorosos, a lembrar que isso é uma ilusão porque, ao frigir dos ovos, os democratas são imperialistas mais intervencionistas que os republicanos.

Enquanto isso, em mais uma demonstração de que nossas instituições continuam funcionando, como sempre funcionaram, uma garota catarinense, depois de estuprada fisicamente pelo playboy de família de bem (e bens, claro) foi estuprada moralmente pelo advogado do canalha, sob o olhar complacente (ou cúmplice) do juiz igualmente canalha.

Enquanto isso, mais três plataformas da Petrobrás são vendidas por um valor menor do que custaram e o Senado aprova a tão desejada autonomia do Banco Central que, na prática, significa a total independência dos banqueiros em relação aos governos, isto é, à manifestação da vontade dos eleitores.

Enquanto isso, a mão do gato de Dória, que havia tentado garfar 30% dos recursos da Fapesp em plena pandemia, por meio do PL 529, disse que voltava atrás, mas continua retirando os mesmos 30%, agora no projeto de Lei Orçamentária para 2021. Em plena pandemia e vindo de um governo que se afirma (acredita quem quiser) defensor da ciência.

Enquanto isso, o Brasil vai às urnas para escolher seus prefeitos, as autoridades governamentais mais próximas das dificuldades e necessidades da população, e o que assistimos é o eterno repeteco dos “no meu governo eu vou fazer...”. Pouquíssimos são os que demonstram conhecer a situação concreta do município e menos ainda são os que dizem “como“ vão fazer o que dizem que vão fazer.

Com tantos “enquanto isso” a nos ameaçar por aqui, por que prestar atenção ao que acontece no império do norte? Há algumas respostas possíveis.

Primeiro, porque é (ainda) o império. A maior potencia econômica do planeta, ao menos pelas próximas duas ou três décadas e o maior poderio militar, capaz de explodir o planeta vinte vezes, falando apenas no potencial destrutivo do arsenal nuclear.

Segundo porque nos permite assistir, espantados e invejosos, aos âncoras das três maiores redes de televisão interromperem a fala do presidente para afirmar que ele está mentindo.

Há outras razões, mas acabou o espaço e termino por um critério, confesso, muito pessoal. Quando Bolsonaro e sua gangue de banqueiros, milicos e milícias torce por um time, eu não hesito um instante em torcer contra, independente de quem seja o outro.

sobre o autor

Carlos A. Ferreira Martins é professor titular do IAU USP São Carlos, nunca achou que quanto pior, melhor.

 

comments

158.01 política
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

158

158.02 eleições

Pelo voto em Boulos e Benedita no primeiro turno

Unir forças em São Paulo e no Rio de Janeiro

Grupo de apoio às candidaturas Boulos/Benedita

158.03 homenagem

Flores brancas de ipê para Segismundo Bruno

Celso Aparecido Sampaio

158.04 racismo

Black Lives Matter!

E vidas negras, importam?

Carlos A. Ferreira Martins

158.05 ensino

Arquitetura versus carga horária

O reflexo do excesso de horas do curso de arquitetura e urbanismo

Clara Macerou Ypiranga, Mariana Afonso Rosa and Sofia Machado Gasques

158.06 homenagem

O porão e a rua: uma escola sem sala de aula

Em memória de Júlio Abe Wakahara

Hugo Segawa

158.07 sociedade

Queremos uma sociedade educada e civilizada

Jorge Coli

158.08 desempenho ambiental

Desempenho ambiental dos escritórios em caixa de vidro

Uma visão geral (parte 01/08)

Joana Gonçalves, Roberta Mülfarth, Marcelo Roméro, Ranny Michalski, Alessandra Shimomura, Eduardo Pizarro, Monica Marcondes-Cavaleri, Marcelo Mello, João Cotta and Juliana Trigo

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided