Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista com o engenheiro Charles Walker, da firma de engenharia Ove Arup, é responsável, entre outras obras, pela construção do Pavilhão temporário para a Galeria de Arte Serpentine em Londres, de autoria de Oscar Niemeyer

english
Interview with engineer Charles Walker, the engineering firm Ove Arup, is responsible, among other works, for construction of a temporary pavilion for the Serpentine Art Gallery in London, designed by Oscar Niemeyer

español
Entrevista con el ingeniero Charles Walker, de la firma de ingeniería Ove Arup, es responsable, entre otras obras, de la construcción del Pabellón temporario para la Galería de Arte Serpentine en Londres, de autoría de Oscar Niemeyer

how to quote

LIMA, Beatriz de Abreu e; SCHRAMM, Mônica. Charles Walker. Entrevista, São Paulo, ano 04, n. 014.02, Vitruvius, abr. 2003 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/04.014/3336>.


Pavilhão temporário para a Galeria de Arte Serpentine, Londres 2003. Projeto de Oscar Niemeyer com José Carlos Sussekind
[fonte: Cortesia Serpentine Gallery]

Inquietações de  um engenheiro
Beatriz de Abreu e Lima & Mônica Schramm

”Os computadores agora começam a preencher a lacuna [entre Arte e Ciência]. Antes eu os utilizava como um instrumento, e me frustrei com isto. Agora eu os utilizo como um elemento criativo que realmente aproxima Arte e Ciência…” (Cecil Balmond. In Revista Zoo n.8, Londres, 2001.)

O papel do engenheiro tem sido facilmente associado à responsabilidade de “resgatar” imagens, desenhos, animações, projeções, estatísticas, simulações ou diagramas, transferindo-os definitivamente (ou temporariamente) para o campo real da solução estrutural e do canteiro de obras.

A verdade é que muitas obras e experimentações dispensam esta compartimentação do processo de projetar em etapas e disciplinas estanques. Os papéis embaralham-se, as origens das soluções se perdem em caminhos cruzados; pesquisa e experimentação tornam-se um desafio multidisciplinar.

Este processo difuso, abraçado pelo engenheiro entrevistado Charles Walker, que trabalha para a firma inglesa Ove Arup (1), por vezes suscita peculiar colaboração com os arquitetos e está associado à idéia do engenheiro como designer.

Nesta entrevista, além de abordar esta idéia, Charles Walker nos apresenta sua engenharia de vanguarda, extremamente dependente de processos digitais, com soluções que aparentemente demandam condições econômicas, sociais e tecnológicas pouco comuns no contexto brasileiro.

É oportuno lembrar que o projeto do arquiteto Oscar Niemeyer com o engenheiro José Carlos Sussekind para o Pavilhão Serpentine 2003 (3), em Londres, tem a participação de Charles Walker/Ove Arup.

A condução deste projeto, além de revelar a força da obra do arquiteto brasileiro,  confirma, com simplicidade, os caminhos da engenharia contemporânea apresentados por Walker; tanto em termos de soluções arquitetônicas fortemente articuladas a partidos estruturais, como em termos dos papéis dos engenheiros e arquitetos na concepção de um projeto, digital ou não…

Contexto

Esta entrevista com o engenheiro Charles Walker, juntamente com as entrevistas com o filósofo Andrew Benjamin e o arquiteto Patrik Schumacher, disponíveis neste mesmo site, compõem (ou recompõem) um importante cenário. Estas pessoas têm em comum o fato de possuírem alguma ligação com a Architectural Association School of Architecture, a AA School de Londres (2) e mais especificamente com o seu Design Research Laboratory – DRL (Laboratório de Pesquisa em Projeto), cujas investigações digitais abordam temas relativos a arranjos e organizações espaciais e sociais emergentes.

As entrevistas foram feitas em Londres, em janeiro de 2000, pela ocasião do término de meus estudos de mestrado no DRL/AA. A idéia de realizá-las surgiu de forma intuitiva tentando reunir óticas diversas de uma realidade multifacetada. No entanto, as entrevistas apontam para a complementaridade dos pensamentos dos entrevistados e para a adequabilidade de seus discursos ao contexto europeu globalizado.

Nota-se, também, o marcante caráter interdisciplinar e difuso da atuação profissional dos entrevistados.

O cenário delineado assume relevância por sua própria lógica e coerência, abrindo todo um campo de possibilidades para pensarmos simultaneamente sobre o contexto brasileiro.

notas

1
A Ove Arup é uma das mais importantes firmas de engenharia do mundo; fundada em 1946 na Inglaterra, tem em seu currículo obras como a Ópera de Sidney, a galeria Tate Modern de Londres e a ponte entre a Suécia e a Dinamarca (a ponte mais longa do mundo).

2
O Pavilhão temporário, desenhado para a galeria de arte londrina Serpentine faz parte de um evento anual para o qual são convidados arquitetos que não tenham obras construídas na Grã-Bretanha. Os pavilhões dos anos anteriores foram projetados pela arquiteta Zaha Hadid, o arquiteto Daniel Libeskind e o arquiteto Toyo Ito, respectivamente.

3
A Architectural Association School of Architecture, a AA School, ou simplesmente AA, é uma escola de arquitetura dirigida pela Architectural Association, entidade independente, fundada em 1847 em Londres, para promover o livre debate sobre arquitetura. É uma escola reconhecidamente engajada em discursos contemporâneos de arquitetura, constituindo um efervescente centro de debates.

comments

014.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

014

014.01

Tomás José Sanabria

Jorge Mario Jáuregui

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided