Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista exclusiva com o arquiteto norte-americano Alan Colquhoun, que acaba de ter lançado seu livro "Modernidade e tradição clássica no Brasil"

english
Exclusive interview with the American architect Alan Colquhoun, who has just released his book "Modernity and the classical tradition in Brazil"

español
Entrevista exclusiva con el arquitecto norteamericano Alan Colquhoun, que acaba de lanzar su libro "Modernidad y tradición clásica en Brasil"

how to quote

CONDURU, Roberto. Alan Colquhoun. Entrevista, São Paulo, ano 05, n. 017.02, Vitruvius, jan. 2004 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/05.017/3332>.


Allan Colquhoun

Entrevista com Alan Colquhoun
Roberto Conduru

Alan Colquhoun começou a atuar como crítico no início da década de 1960, escrevendo textos que logo se destacaram no debate arquitetônico. Desde então, já publicou ensaios em Oppositions, Architectural Design, L’Architecture d’Aujourd’hui e Casabella, entre outros periódicos, livros e coletâneas, e os livros Arquitectura moderna y cambio histórico: ensayos 1962-1976 (Barcelona: Gustavo Gili, 1978), Essays in architectural criticism: modern architecture and historical change (Cambridge: The MIT Press, 1981), pelo qual ganhou o Architectural Critics Awards em 1985, Modernity and the classical tradition: architectural essays 1980-1987 (Cambridge: The MIT Press, 1989), que já foi traduzido para o francês e o espanhol, e Modern Architecture (Oxford: Oxford University Press, 2002).

Colquhoun esteve no Brasil em outubro de 1992, a convite do Núcleo de Pesquisa e Documentação da FAU/UFRJ, por iniciativa de Jorge Czajkowski, para ministrar um seminário sobre o pós-modernismo para especialistas e proferir uma palestra sobre o conceito de regionalismo para um público mais amplo, ocasião em que também visitou Brasília.

Recentemente a Editora Cosac & Naify publicou a versão em português de seu livro mais famoso: Modernidade e tradição clássica: ensaios sobre arquitetura 1980-87. Estes ensaios, escritos esparsamente entre 1980 e 87, foram agrupados pelo autor em três conjuntos que dão forma à discussão indicada no título: a presença fundadora da tradição clássica na modernidade arquitetônica – incluindo, é bom que se diga, todas as correntes do modernismo e a tentativa de sua superação, o pós-modernismo.

O interesse da obra está em iluminar conceitos filosóficos e históricos complexos, constitutivos da modernidade a partir do século XV, e relacioná-los com a prática e a crítica da arquitetura dos últimos duzentos anos. Roberto Conduru, no prefácio da edição brasileira, ressalta a atualidade dos textos:

"Dado o tom crítico e a visada histórica, além das vinculações de longo alcance no tempo, os ensaios indicam a tradição em que as posições do presente estão imersas e constituem um quadro de referências que ajuda a perceber a configuração contemporânea das vertentes do campo arquitetônico".

O próprio Alan Colquhoun indica essa intenção ao afirmar que os ensaios iniciais do livro examinam “alguns dos conceitos que dominaram o discurso arquitetônico durante as duas últimas décadas [1967-87] e ainda constituem, em grande parte, a estrutura conceitual na qual pensamos arquitetura”.

comments

017.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

017

017.01

Fernando Chacel

Antônio Agenor Barbosa

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided