Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Entrevista com a arquiteta Maria Elisa Costa, filha do arquiteto Lucio Costa e ex-Presidente do IPHAN

english
Interview with architect Maria Elisa Costa, daughter of the architect Lucio Costa and former President of IPHAN

español
Entrevista con la arquitecta María Elisa Costa, hija del arquitecto Lucio Costa y ex presidente del IPHAN

how to quote

BARBOSA, Antônio Agenor. Maria Elisa Costa. Entrevista, São Paulo, ano 05, n. 018.03, Vitruvius, abr. 2004 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/05.018/3329>.


Maria Elisa Costa, ao lado de seu pai, Lúcio Costa, e de sua filha, a designer e fotógrafa Julieta Sobral, mãe das três bisnetas de Lúcio Costa – Clara, Júlia e Sofia

Entrevista com Maria Elisa Costa
Antônio Agenor de Melo Barbosa

Filha de um dos maiores urbanistas do País (Lucio Costa), Maria Elisa Costa seguiu o mesmo caminho do pai e formou-se em arquitetura em 1958, na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Atualmente, coordena o acervo da Casa de Lucio Costa no Rio de Janeiro e, recentemente, deixou o cargo de Presidente do IPHAN, o qual ocupava desde 2003 (1).

Destacam-se na sua produção profissional o desenvolvimento de projetos para a Universidade Regional do Cariri – Urca, Crato/CE, em parceria com Marcelo Suzuki, e o estudo para revitalização dos setores comercial, hoteleiro e de diversões sul de Brasília. Além disso, também realizou a análise urbana da área tombada da cidade, juntamente com Augusto Guimarães Filho e Sérgio Porto.

Maria Elisa Costa também tem uma participação importante na produção editorial nacional. Além de ser autora do capítulo Brasília, do livro Arquitetura Brasil 500 Anos, uma invenção recíproca – Volume 1, lançado em 2002, pela Universidade Federal de Pernambuco, a arquiteta supervisionou duas outras publicações: Lucio Costa – registro de uma vivência e Com a palavra, Lucio Costa.

nota

1
O antropólogo Antônio Augusto Arantes é o atual presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Maria Elisa Costa pediu demissão em solidariedade a Roberto Pinho, secretário do Ministério da Cultura exonerado pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil.

Juscelino Kubitschek em solenidade não identificada (provavelmente inauguração de Brasília)
Foto M. M. Fontenelle [fonte: Acervo DPHA-DF]

comments

018.03
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

018

018.01

Guido Zucconi

Adalberto Retto Jr.

018.02

Bernardo Secchi

Adalberto Retto Jr. and Christian Traficante

018.04

Sérgio Magalhães

Érico Costa

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided