Seu navegador está desatualizado.

Para experimentar uma navegação mais interessante, recomendamos que você o atualize clicando em um dos links ao lado.
Todos são gratuitos e fáceis de instalar.

 
  • em vitruvius
    • em revistas
    • em jornal
  • \/
  •  

pesquisa

revistas

entrevista ISSN 2175-6708

sinopses

português
Entrevista com o arquiteto Jorge Wilheim, ex-Secretário de Planejamento da cidade de São Paulo, que comenta o Plano Diretor e as Operações Urbanas desenvolvidos por sua equipe

english
Interview with architect George Wilhelm, former Secretary of Planning of São Paulo, comments about the Master Plan and the Urban Operations developed by his team

español
Entrevista con el arquitecto Jorge Wilheim, ex secretario de Planeamiento de la Ciudad de San Pablo, que comenta el Plan Director y las Operaciones Urbanas desarrolladas por su equipo

como citar

CORTI, Marcelo. Jorge Wilheim. Entrevista, São Paulo, ano 06, n. 021.02, Vitruvius, jan. 2005 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/06.021/3318>.


Mancha urbana da Grande São Paulo
[fonte: INPE]

Jorge Wilheim e o Plano Diretor Estratégico de São Paulo
Marcelo Corti

Jorge Wilheim é Secretário de Planeamento Urbano de São Paulo (1) e esteve presente no Diálogo "Cidade e cidadãos do século XXI" no recente Forum 2004 (2). Café de las Ciudades (3) o entrevistou, pensando especialmente na continuidade da matéria com Raquel Rolnik, publicada em nosso número 1 (4), e na possibilidade de transmitir a experiência de dois anos de aplicação do Plano Diretor Estratégico.

A entrevista é anterior aos recentes debates municipais ocorridos no Brasil, aonde ao fechamento desta edição de Café de las Ciudades a prefeita Marta Suplicy aparecia nas pesquisas derrotada no segundo turno diante do ex-candidato presidencial José Serra. Contudo, à margem do resultado final da eleição e de suas consequências para a aplicação do Plano, o diálogo com Wilhem foi útil para revisar os processos e conceitos chaves na formulação desse instrumento urbanístico para a maior megalópole sul-americana (5).

notas

1
Por ocasião da publicação original da entrevista, em novembro de 2004, o arquiteto Jorge Wilheim ainda dirigia a SEMPLA.

2
CORTI, Marcelo. “Encuentros das cidades”. Café de las Ciudades, ano 3, nº 24, out. 2004 <http://www.cafedelasciudades.com.ar/encuentros_24.htm>.

3
Café de las Ciudades
, Revista digital de conhecimento, reflexiones e miradas sobre a cidade http://www.cafedelasciudades.com.ar.

4
"A missão do urbanismo é redistribuir riqueza e enfrentar a exclussão” (entrevista com Raquel Rolnik) Café de las Ciudades, ano 1, nº 1, nov. 2002 <http://www.cafedelasciudades.com.ar/numero_um.htm#entrevista>.

5
Nota do editor – Como sinaliza o entrevistador Marcelo Conti, a prefeita Marta Suplicy acabou derrotada para o candidato José Serra que, ao assumir o posto, mudou todo o secretariado. Mesmo assim, as questões debatidas na entrevista merecem uma reflexão por parte dos interessados no destino da capital paulista.

Topografia da Grande São Paulo
[fonte: SEMPLA]

comentários

021.02
sinopses
como citar

idiomas

original: português

compartilhe

021

021.01

Roberto Saturnino Braga

Antônio Agenor Barbosa

jornal


© 2000–2019 Vitruvius
Todos os direitos reservados

As informações são sempre responsabilidade da fonte citada