Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Com larga experiência docente e profissional na área de urbanismo, o professor José Cláudio Gomes fala sobre suas experiências e idéias sobre o urbanismo contemporâneo

english
With extensive experience teaching and working in the area of urban planning, Professor José Cláudio Gomes talks about his experiences and ideas on contemporary urbanism

español
Con larga experiencias docente y profesional en el área del urbanismo, el profesor José Claudio Gómes habla sobre sus experiencias e ideas sobre el urbanismo contemporáneo

how to quote

RETTO JR., Adalberto; CONSTANTINO, Norma Regina Truppel ; ENOKIBARA, Marta . José Cláudio Gomes. Entrevista, São Paulo, ano 06, n. 023.01, Vitruvius, jul. 2005 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/06.023/3315>.


Foto da Maquete do projeto “Bauru Centro Novo”

Entrevista com o arquiteto e urbanista José Cláudio Gomes
Por Adalberto da Silva Retto Júnior, Norma Regina Truppel Constantino e Marta Enokibara

Esta entrevista com o arquiteto e urbanista José Cláudio Gomes, juntamente com as entrevistas de Jean-Louis Cohen (França), Christiane Crasemann Collins (Estados Unidos), Bernardo Secchi e Paola Viganò (Itália), Andreas Hofer (Áustria) e outras que virão, tencionam compor um importante mosaico sobre o corpus disciplinar do Desenho Urbano.

A idéia de realizá-las surgiu a partir de discussões levadas pelo Grupo de Pesquisa em Sistemas Integrados Territoriais e Urbanos – SITU, da Unesp de Bauru, e de ilustres convidados que, gentilmente, colaboram na construção de um itinerário de pesquisa.

Neste percurso, temos a declarada ambição de individualizar elementos úteis à construção da autonomia disciplinar com a convicção que a verdadeira interdisciplinaridade é possível somente quando uma disciplina goza de uma plena consciência de si.

A pesquisa parte de uma leitura simultânea das reflexões teóricas e das práticas de Planos Urbanísticos tendo por base a hipótese de que questões teóricas formuladas em um lugar, em determinadas circunstâncias e com determinadas raízes culturais, podem ter intérpretes em todos os lugares como sinal não somente de uma circulação das informações característica de nosso tempo, mas de que a própria disciplina possa encontrar elementos fundantes autônomos em diferentes nacionalidades.

A parte nodal da nossa reflexão está relacionada ao recente debate sobre a autonomia e a identidade do urbanismo, onde emerge o uso das mesmas locuções da arquitetura urbana ou projeto urbano, que testemunha não somente a substancial incompreensão das experiências internacionais vistas na sua amplitude, mas também a dificuldade de construir um claro quadro teórico e de encontrar novos instrumentos de planificação.

comments

023.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

023

023.02

Peter Eisenman

Fredy Massad and Alicia Guerrero Yeste

023.03

Lucio Costa

Giovanna Ortiz de Oliveira

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided