Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Na entrevista concedida à André Teruya Eichemberg, Igor Guatelli nos transporta para uma discussão límpida e sincera sobre a arquitetura atual e seus virtuais desdobramentos em sua instigante proposta para o Viaduto do Café em São Paulo

how to quote

EICHEMBERG, André Teruya. Igor Guatelli. Entrevista, São Paulo, ano 09, n. 035.01, Vitruvius, jul. 2008 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/09.035/3287>.


Ringue de boxe sob o Viaduto do Café em São Paulo
Foto Roberto Cattani

Uma re-existência na metrópole: Baixios do Viaduto

Um garotinho permanece imóvel diante de ringues de Boxe deslizantes, uma pequena livraria de bairro parece silenciar o barulhento movimento dos carros, mendigos passam lentamente sob um viaduto, uma esculpida garota faz Cooper ouvindo seu novo ipod enquanto um idoso senta-se sobre as arquibancadas esperando algo emergir...

Falar sobre qualquer aspecto do contemporâneo já parece ao mesmo tempo obsoleto, há sempre um presente que delira. Mas por que não delirar nesses tempos de ambigüidade?

Essa entrevista surge do simples desejo de experimentar uma troca de idéias a respeito da arquitetura e de como existimos nas cidades atuais. Como sugere Igor Guatelli, trata-se antes de uma re-existência da arquitetura e por que não do ser, de como pensamos ou nos relacionamos com as infindáveis paisagens sígnicas de nosso cotidiano.

Com liberdade e vigor nas respostas, Guatelli nos transporta para uma discussão límpida e sincera sobre a arquitetura atual e seus virtuais desdobramentos em sua instigante proposta para o Viaduto do Café em São Paulo.

Este projeto serviu enquanto fio condutor para algumas questões que nos auxiliaram a essa experimentação entre disciplinas, de estar no interstício da filosofia e arquitetura, do moderno e o contemporâneo, entre o conceito e o afecto.

Ringue de boxe sob o Viaduto do Café em São Paulo
Foto Igor Guatelli

comments

035.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

035

035.02

Renato Viégas

Clarissa Turin Jerez and Joana Mello

035.03

Paul Oliver

Rosana S. B. Parisi and Ana Cristina Villaça

035.04

Maria Helena Flores Guinle e Luiz Guinle

Abilio Guerra

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided