Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Nessa entrevista, Nelson Kon registra suas histórias e impressões, em um processo que o permite reconhecer a origem de seu trabalho, assim contribuindo para a melhor compreensão do papel da fotografia na estruturação da arquitetura

how to quote

COSTA, Eduardo Augusto; GOUVEIA, Sonia Maria Milani. Entrevista Nelson Kon. Uma Fotografia de Arquitetura Brasileira . Entrevista, São Paulo, ano 11, n. 043.02, Vitruvius, ago. 2010 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/11.043/3482>.


Mata Atlântica, Cubatão
Foto Nelson Kon

Nelson Kon se formou pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), em 1983, consolidou-se como fotógrafo de arquitetura e é, hoje, sem dúvida, um dos poucos que conseguem traduzir em imagens as palavras, desenhos e conceitos de arquitetos, em especial daqueles com quem comunga idéias. Esta entrevista buscou reconhecer este fotógrafo pela sua trajetória, que se iniciou no Laboratório de Recursos Audiovisuais na FAUUSP, criado em 1979, pelo então diretor professor Nestor Goulart Reis Filho, e coordenado pelo fotógrafo Cristiano Mascaro. Kon assinalou o confronto intelectual em torno do papel da fotografia dentro da faculdade e que marcou aqueles anos. A questão da fotografia como linguagem autônoma ou apenas um “bloco de notas” (1) – expressão cunhada por Baudelaire – ganhava novos contornos nas figuras de professores e fotógrafos. Kon também revisou a bibliografia disponível para seus estudos, os autores e publicações mais significativos, levantando questões técnicas inerentes à sua profissão. Mais que isso, discorreu a respeito da natureza da fotografia de arquitetura, a relação entre o edifício e seu registro, as formas de apreensão, a relação do fotógrafo e do arquiteto e os valores implícitos.

Finalmente, mostrou-se satisfeito por poder registrar suas histórias e impressões, em um processo que o permite reconhecer a origem de seu trabalho, assim contribuindo para a melhor compreensão do papel da fotografia na estruturação da arquitetura, principalmente no panorama brasileiro da segunda metade do século 20.

nota

1
BAUDELAIRE, Charles. A modernidade de Baudelaire. Trad: Suely Coelho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p.73.

Aeroporto de Congonhas, São Paulo
Foto Nelson Kon


comments

043.02
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

043

043.01

Entrevista Coll Leclerc

Flávio Coddou and Marcio Cotrim

043.03

Helio Piñon

Magdalena Reches and Julio Cesar Diarte

newspaper


© 2000–2019 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided