Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
O livro "Warchavchik: fraturas da vanguarda" é fruto de ampla pesquisa do autor José Lira, com viagens para cidades europeias onde o arquiteto nasceu e se formou

how to quote

INVAMOTO, Denise. Gregori Warchavchik: de Odessa a São Paulo. Entrevista com José Lira. Entrevista, São Paulo, ano 12, n. 047.01, Vitruvius, set. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/12.047/4026>.


Sede do Clube Atlético Paulistano em obras, 1948 [Acervo José Lira]

Em Warchavchik: fraturas da vanguarda, lançado em abril de 2011 pela Cosac & Naify, José Lira se lança ao ambicioso empreendimento de reconstituir a trajetória de Gregori Warchavchik, varrendo em profundidade de seu período de formação em Odessa até os anos 1950, não só preenchendo significativas lacunas historiográficas, mas trazendo nova perspectiva em relação ao papel e significado da obra do arquiteto no processo de formação do sistema arquitetônico moderno brasileiro. Entre os méritos do livro está a desconstrução de alguns dos mitos e explicações acerca de Warchavchik, como do europeu colonizador que sozinho, por esforço próprio, transplanta para o Brasil seu repertório de vanguarda ou a responsabilização exclusivamente pessoal pelo arrefecimento de sua produção a partir da segunda metade da década de 1930. Lira oferece um novo tratamento ao personagem, “tão onipresente quanto mal conhecido”, demonstrando o poder que o exame de uma trajetória tem enquanto estratégia transversal para a reflexão sobre as próprias tensões no processo de modernização brasileira – bem como para revelar as fraturas do projeto moderno, enunciadas no trabalho.

Originalmente produzido como Tese de Livre-Docência, Warchavchik: fraturas da vanguarda nasce como obra de referência para o estudo do arquiteto tanto em termos de conteúdo quanto em sua forma, pois as perguntas, os caminhos teórico-metodológicos, a interdisciplinaridade e o levantamento documental exaustivo – realizado mesmo em terras romanas e odessitas – fazem com que a pesquisa explore novas facetas sobre o legado de Warchavchik, das consagradas obras do período inicial aos empreendimentos imobiliários ligados ao processo de verticalização da cidade de São Paulo, descortinando um universo até então pouco ou nada conhecido e possibilitando uma nova leitura das obras “clássicas” à luz dessa perspectiva de conjunto.

Entrevistado em dezembro de 2010 em sua sala no Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP), que atualmente dirige, José Lira nos fala de sua obra recém publicada.

Capa do livro de José Lira, “Warchavchik: fraturas da vanguarda”. São Paulo, Cosac Naify, 2011

comments

047.01
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

047

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided