Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
Nuno Portas terá sua obra apresentada na mostra entitulada "O ser urbano no caminho de Nuno Portas". Nicolas Braga e André Luiz Pinto conversaram com o arquiteto português sobre sua atividade e sua visão sobre o Brasil e o Rio de Janeiro atuais.

how to quote

BRAGA, Nicolas; PINTO, André Luiz. Entrevista com urbanista português Nuno Portas. Entrevista, São Paulo, ano 14, n. 054.03, Vitruvius, jun. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/14.054/4773>.


"O ser urbano no caminho de Nuno Portas" no encontro mundial de artes Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura [divulgação]

O português Nuno Portas, um dos mais influentes urbanistas contemporâneos da Europa, terá sua obra apresentada na mostra entitulada "O ser urbano no caminho de Nuno Portas", que abrange os 50 anos da vida profissional do urbanista e foi produzida para o encontro mundial de artes Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura. Já exposta ainda no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a exposição pode ser vista na Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer, sede do departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Portas nasceu em Vila Viçosa, Alentejo, em 1934. Frequentou o curso de Arquitetura da Escola Superior de Belas-Artes e Lisboa (Esbal), obtendo o seu diploma de arquiteto na Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1958-1960). Professor agregado da Esbal, onde ensinou entre 1965 e 1971, e professor catedrático da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Portas fundou o mestrado em Planejamento e Projeto do Ambiente Urbano da Universidade do Porto e tem exercido a crítica de arquitetura em várias revistas portuguesas e estrangeiras, que lhe permitiram receber o Prêmio Fundação CalousteGulbenkian de crítica de Arte em 1965. Em 2004, foi agraciado com a Grã Cruz de Ordem do Infante D. Henrique, Ordem honorífica Portuguesa que visa a distinguir a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

comments

054.03
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

054

054.01

Entrevista com Kas Oosterhuis

Gilfranco Medeiros Alves

054.02

Entrevista com o arquiteto Moacyr Gomes

Luciano César Bezerra Barbosa

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided