Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
O Caá Porá, estúdio com experiências consolidadas na Amazônia equatoriana, está diretamente envolvido em três áreas de atuação: pesquisa social, projeto arquitetônico e execução de projetos culturais e turísticos em diferentes escalas.

english
Caá Porá, a studio with consolidated experiences in the Equadorian Amazon, is directly involved in three areas of activity: social research, architectural design and execution of cultural and tourism projects at different scales.

español
Caá Porá, un estudio con experiencias consolidadas en la Amazonía ecuatoriana, participa directamente en tres áreas de actividad: investigación social, diseño arquitectónico y ejecución de proyectos culturales y turísticos a diferentes escalas.

how to quote

PRECIADO VELASQUEZ, Oscar Eduardo. Processos de diversidade nas práticas projetuais. Entrevista a Caá Porá, Equador. Entrevista, São Paulo, ano 21, n. 082.06, Vitruvius, jun. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.082/7784>.


Napo Cultural Center, maquete eletrônica, Comunidade Kichwa Añangu, Parque Yasuní, Província de Orellana, Equador, 2019. Arquitetos Paula Izurieta e Gabriel Moyer-Pérez / Caá Porá
Imagem divulgação [Caá Porá]

Caá Porá é um estudo transdisciplinar de arquitetura equatoriana iniciado em 2013, liderado por Paula Izurieta, arquiteta equatoriana e Gabriel Moyer-Perez, arquiteto norte-americano morando no país há mais de dez anos. O trabalho de Caá Porá começa com os vínculos que Santiago del Hierro, um arquiteto equatoriano com reconhecida trajetória em pesquisa, teve com as comunidades originarias Kichwa Añangu, como parte de sua participação no Plano para a Zona de Influência do Corredor Manta Manaus – ZIMM-S, onde por recomendação desse arquiteto, iniciam sua prática com o projeto da Torre do Napo Wildlife Center, uma ampliação de um lodge comunitário, gerenciada pela mesma comunidade originaria, localizada dentro do Parque Nacional Yasuni, na Riviera do Rio Napo, Província de Orellana, no Equador (1).

O grupo Caa Porá está diretamente envolvido em três áreas de atuação: pesquisa social, projeto arquitetônico e execução de projetos culturais e turísticos em diferentes escalas (2) em várias regiões do Equador. Um desses projetos de pesquisa finalizou na execução de um espaço cultural denominado Palenque Cultural Tambillo, projeto realizado em conjunto com comunidades quilombolas equatorianas, com oficinas participativas, nas quais foram coletados dados sobre as origens dessas comunidades afro-equatorianas, sua diáspora da África, aspectos técnicos dos materiais e técnicas ancestrais de construção, bem como a semântica relacionada a esses tópicos.

A experiência dos jovens arquitetos de Caá Porá pode servir de inspiração e demonstração comprovada para as novas gerações de profissionais da importância de assumir uma posição que reconheça e aperfeiçoe as técnicas locais de construção de origem ancestral, que, no caso desse grupo, também se tornou um nicho de trabalho diário, com ganhos para a comunidade e para o grupo de arquitetos.

Escritório de Caá Porá em Quito, Equador
Foto Oscar Eduardo Preciado Velasquez

notas

1
Caá Porá Arquitectura (site oficial) <https://caaporarq.com/>.

2
Idem, ibidem.

comments

082.06
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: español

share

082

082.01

Peter Eisenman in loco

Sérgio M. Marques, Mônica L. Bohrer and Lucas Canez M. Marques

082.02 literatura

Milton Hatoum: literatura em tempos de cólera política e pandemia de coronavírus

Abilio Guerra, Augusto Massi and Julia Bussius

082.03

Entrevista com Hernán Díaz Alonso

Sérgio M. Marques, Mônica L. Bohrer and Lucas Canez M. Marques

082.04 hq, música e cinema

Arrigo Barnabé

Abilio Guerra and Silvana Romano Santos

082.05 cidade e sociedade

Erminia Maricato, arquiteta, professora, gestora pública e ativista social

Abilio Guerra, Celso Aparecido Sampaio, João Sette Whitaker and Lizete Maria Rubano

082.07

Danilo Miranda, um intelectual a serviço do Brasil

Abilio Guerra, Marta Bogéa and Giovanni Pirelli

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided