Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

interview ISSN 2175-6708

abstracts

português
A experiência do coletivo Natura Futura nos convida a refletir sobre a importância de gerar modelos mais próximos das necessidades dos habitantes, com base em uma pratica consciente e ambientalmente responsável.

english
The experience of Natura Futura invites to reflect on the importance of generating models closer to the needs of the people, based on a conscious and environmentally responsible practice.

español
La experiencia de Natura Futura nos llama a la reflexión sobre la importancia de generar modelos más cercanos a las necesidades de los habitantes, sobre la base de una práctica consciente y ambientalmente responsable.

how to quote

PRECIADO VELASQUEZ, Oscar Eduardo. Coletivo Natura Futura. Uma prática consciente e ambientalmente responsável. Entrevista, São Paulo, ano 21, n. 084.04, Vitruvius, nov. 2020 <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/21.084/7932>.


Coletivo Natura Futura, Equador, agosto de 2018
Foto Oscar Eduardo Preciado Velasquez

Natura Futura é um coletivo de arquitetura equatoriano iniciado em 2014, liderado por José Fernando Gómez, arquiteto e fundador do estúdio, com vasta experiência em trabalho participativo com comunidades vulneráveis em cidades como Babahoyo, na província de Entreríos, e Huaquillas, na província de El Oro, localizado na costa equatoriana. Em seu trabalho, consideram vital trabalhar com uma arquitetura de natureza contextual: interpretar o local como um requisito implícito de fazer as coisas, sem esquecer o contexto humano desses projetos, entender a parte emocional de seus habitantes, suas tradições, seus costumes.

O projeto Chacras é um dispositivo de moradia de emergência realizado após o terremoto de 2016, para abrigar um grupo familiar. No projeto, se avaliam os fatores estéticos do objeto, a adaptação e reconfiguração dos materiais obtidos através de métodos participativos para sua coleta, bem como a construção coletiva do espaço, no qual, além de responder ao habitat da população vulnerável, são consideradas questões como a subsistência e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, transformando o espaço habitacional em uma “plataforma produtiva” que promove o futuro apoio de seus habitantes.

A experiência da Natura Futura nos convida a refletir sobre o modelo de produção arquitetônica que estamos emulando e, sobretudo, nos chama a refletir sobre a importância de gerar modelos mais próximos das necessidades dos habitantes, com base em uma prática consciente e ambientalmente responsável.

Oscar Eduardo Preciado Velasquez em visita ao projeto La Comuna, Huaquillas, Equador, janeiro 2019
Foto divulgação

comments

084.04
abstracts
how to quote

languages

original: português

share

084

084.01

Gilberto Gil, o homem que sabe ouvir

Abilio Guerra, Giovanni Pirelli, Chico César, Djamila Ribeiro, Keyna Eleison and Luiz Fernando de Almeida

084.02

Pierre Fernandez, l'Ecole Nationale Supérieure d'Architecture à Toulouse

Sérgio M. Marques

084.03

Carmen Silva, nascida para liderar

Giovanni Pirelli, Bruno Ramos, Débora Sanches, Eliane Caffé and Luiz Gonzaga da Silva “Gegê”

newspaper


© 2000–2020 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided