Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

my city ISSN 1982-9922

abstracts

português
Passeio a pé e de metrô pelo Centro de São Paulo como atividade à exposição “A rua é nossa... é de todos nós!”, organizada pela IVM no Museu da Casa Brasileira

how to quote

GUERRA, Abilio; JORGE, Luís Antônio; BELIK, Laura. Passeio pelo centro de São Paulo. Visita guiada a pé e de metrô. Minha Cidade, São Paulo, ano 12, n. 133.02, Vitruvius, ago. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/12.133/3998>.



No dia 13 de agosto de 2011, sábado de manhã, aconteceu um passeio pelo centro de São Paulo, guiados pelos arquitetos Abilio Guerra e Luís Antônio Jorge, com o apoio da monitora Laura Belik, aluna da Escola da Cidade e estagiária do portal Vitruvius, que foi responsável pela visitação prévia a todos os locais e pelos dois mapas, obtidos junto a instituições pública e privada e distribuídos a todos os participantes.

O evento foi possível graças à convergência de três fatos distintos e independentes. O primeiro deles é a organização da 14ª edição do Seminário de Arquitectura Latinoamericana – SAL, que ocorrerá em Campinas, de 8 a 11 de novembro de 2012 (1). Dois dos membros da comissão organizadora, os professores Abilio Guerra (FAU Mackenzie) e Luís Antônio Jorge (FAU-USP), ficaram encarregados de organizar um passeio pela cidade de São Paulo, que será oferecido como atividade opcional aos participantes estrangeiros. O passeio realizado neste sábado segue parcialmente o roteiro proposto, que foi assim colocado em prática experimentalmente.

O segundo fato importante foi a publicação do artigo de Octavio Lacombe sobre um passeio a pé promovido pela Jane’s Walk, organização não governamental canadense que se incumbe da divulgação das ideias da escritora Jane Jacobs, autora do antológico livro Morte e vida das grandes cidades (2). A edição do artigo coube à estagiária Laura Belik, que se interessou muito pela entidade e a contatou para verificar a possibilidade de organizar passeios parecidos em São Paulo. A representante da Jane’s Walk não só autorizou como incentivou a iniciativa, que acabou se consagrando neste passeio, o primeiro com o selo da entidade na América do Sul (3).

O terceiro fato, decisivo para a realização do passeio, foi o convite feito por Mireille Apel-Muller e Andres Borthagaray – respectivamente, delegada-geral e diretor de projetos para América Latina do Instituto pela Cidade em Movimento, IVM – para que o Portal Vitruvius organizasse eventos paralelos à exposição “A rua é nossa... é de todos nós!”, organizada pela entidade francesa e aberta ao público de 02 de agosto a 11 de setembro de 2011 no Museu da Casa Brasileira (4). Anteriormente, coube ao Vitruvius a apresentação da proposta da exposição para Miriam Lerner e Giancarlo Latorraca, diretor geral e diretor técnico do MCB. A proposta de um passeio pelo centro de São Paulo, conciliando o roteiro já estudado para o SAL e a chancela da ong Jane’s Walk, foi aceita pelo IVM (5), que passou a integrar, junto com a Escola da Cidade e Museu da Casa Brasileira, o pool de entidades que apoiou o passeio, totalmente grátis para os participantes.

O passeio contou com objetivos culturais – conhecer edifícios e logradouros significativos da capital paulista – e cívicos – motivar o deslocamento alternativo pela cidade, valorizando o sistema metroviário e o percurso a pé. O passeio se desenvolveu em três áreas (região da Luz, centro velho e centro novo), entremeando visitas a edifícios de valor histórico, arquitetônico e cultural e passagens por espaços públicos de extrema relevância para a vida urbana. Durante todo o trajeto os professores foram intercalando pequenas preleções, apresentando explicações históricas e curiosidades sobre os locais visitados e sobre os personagens envolvidos em suas construções.

O passeio contou com a presença – além dos três organizadores – de um grupo com aproximadamente 25 pessoas, formado por professores, estudantes, curiosos e uma representante do educativo do MCB, Cristiane Alves, responsável pelas inscrições e presença dos interessados no evento. Graças à cumplicidade do clima, que brindou o passeio com um dia fresco e ensolarado, a maioria dos membros do passeio pôde usar suas máquinas fotográficas e registrar as belezas e problemas do centro de São Paulo. O sucesso da iniciativa será maior ainda se o evento se desdobrar em outros, promovidos pelos próprios participantes, incentivando a presença das pessoas nas ruas, vivenciando a cidade.

notas

1
XIV Seminário de Arquitetura Latino-americana. Realização da Unicamp (Instituto de Artes, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Faculdade de Engenharia Civil), com Apoio institucional PUC-Campinas (Programa de Pós-graduação em Urbanismo) e Mackenzie (Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo) <www.vitruvius.com.br/jornal/events/read/518>.

2
LACOMBE , Octavio. Jane's Walk. Passeando com Jane Jacobs. Arquiteturismo, São Paulo, n. 05.049, Vitruvius, mar. 2011 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquiteturismo/05.049/3809>.

3
Jane’s Walk <www.janeswalk.net>. No mapa mundi que indica os eventos realizados, já aparece a cidade de São Paulo, que corresponde ao evento ocorrido no dia 13 de agosto de 2011, organizado pelo Portal Vitruvius, Museu da Casa Brasileira e Escola da Cidade, com patrocínio da IVM – Instituto pela Cidade em Movimento.

4
Exposição “A rua é nossa... é de todos nós!”. Curadoria de Mireille Apel-Muller. Museu da Casa Brasileira, de 02 agosto a 11 setembro 2011 <http://www.mcb.org.br>.

5
O Institut pour la Ville en Mouvement – IVM foi concebido pelo sociólogo François Ascher, professor do Institut Français d´Urbanisme, falecido em 2009 <www.ville-en-mouvement.com>. Ver: ASCHER, François. Os novos princípios do urbanismo. Coleção RG Bolso. São Paulo, Romano Guerra, 2010 <www.vitruvius.com.br/pesquisa/bookshelf/book/32>.

sobre os autores

Abilio Guerra, arquiteto e urbanista, professor da graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie, editor do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.

Luís Antônio Jorge, arquiteto e urbanista, Prof. Dr. do Departamento de Projeto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

Laura Belik, estudante de arquitetura na Escola da Cidade, São Paulo.

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided