Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

how to quote

SARAIVA, Pedro Paulo de Melo. Proposta para Sobre-Cobertura do Edifício Vilanova Artigas, sede da FAU-USP | Arquiteto Pedro Paulo de Melo Saraiva. Projetos, São Paulo, ano 09, n. 101.03, Vitruvius, maio 2009 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/09.101/2957>.


Buscando recuperar um patrimônio histórico brasileiro, a solução proposta pretende ser a de menor interferência física possível no projeto original, de autoria do Mestre Vilanova Artigas, do qual fui assistente de ensino na FAU-USP.

Simplicidade, leveza e dignidade

A solução do GEEF da FAU-USP, embasada em estudos e pareceres técnicos oficiais, já prevê inicialmente a emergencial recuperação da superfície de concreto da cobertura, bem como a adição de novas prumadas para descidas de águas pluviais junto aos pilares principais da cobertura.Nossa solução para a cobertura do edifício é de extrema simplicidade e leveza, consistindo basicamente em 2 etapas:1. Revestimento de toda a superfície de cobertura exposta às intempéries climáticas com chapas de cobre natural;2. Adoção de nova cobertura em “panos” de membrana tensionada, cada qual cobrindo 4 módulos da iluminação zenital original. Fixados em 8 pontos com 2 diferentes alturas, estes novos módulos “quádruplos” formam superfície capaz de propiciar estanqueidade, ventilação, iluminação, drenagem e proteção a radiação solar, sem sobrecargas ou estruturas adicionais. Desta forma, os dômus de acrílico podem ser retirados, e as águas de chuvas - inclusive de vento - serão totalmente contidas.A proposta assim apresentada responde com eficiência aos problemas a serem enfrentados, e respeita integralmente o conceito do projeto do edifício, revelando-se solução final e digna da representatividade deste marco de nossa arquitetura.ficha técnica

Equipe: Pedro Paulo de Melo Saraiva, Fernando Mendonça, Pedro de Melo Saraiva, Christian Nobre, Luiz Nogueira, Alex Hollanda e Thomas de Boer

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided