Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Projeto do escritório Regino Cruz, “Tower Plaza” é um edifício de escritórios formado por duas torres que se destacam na paisagem, com 17 pisos, sendo o térreo comercial. O projeto faz parte da estratégia de qualificação e valorização urbana Gaia Nova.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Tower Plaza. Projetos, São Paulo, ano 11, n. 132.03, Vitruvius, dez. 2011 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/11.132/4169>.


o edifício
Em Vila Nova de Gaia, de frente para o Porto, a "Tower Plaza," é uma de duas torres de escritórios com 17 pisos acima do solo que coroam simetricamente a rotunda principal de Gaia Nova, na avenida V8.

A concepção do projecto tirou partido da morfologia do local, procurando a valorização do edifício, ao enfatizar a relação visual que facilmente se estabelece com o Porto e o Rio Douro, através das deslumbrantes panorâmicas que, nos pisos mais elevados, se estendem desde o centro da cidade até à foz do rio, no oceano.

As duas torres, sendo os volumes mais altos de toda esta zona, enquadram o arranque da avenida V8 a partir da rotunda, o que as torna muito visíveis. Neste enquadramento, a "Tower Plaza", afirma a sua identidade em termos urbanos como uma peça arquitectónica marcante. É constituída por 3 pisos em cave, para estacionamento, 1 piso térreo destinado a comércio, 16 pisos elevados de escritórios e um piso técnico na cobertura.

organização interior
O edificio foi pensado de acordo com o produto pretendido pelo cliente em termos comerciais.

A sua organização interior resulta de um "módulo base" de escritórios, com área de aproximadamente 110 m2. Este módulo pode gerar, pela sua subdivisão, unidades mais pequenas de 50 m2 ou, unidades maiores com cerca de 330 m2, pela aglutinação de um máximo de 3 módulos.

Nos diversos andares, as unidades de escritórios organizam-se a partir de uma circulação longitudinal, com escadas de emergência nos seus extremos e um conjunto central de elevadores, organizados em dois núcleos adjacentes.

Os escritórios e a própria circulação são organizadas em torno de três pátios interiores com 4 pisos de altura cada. Estes pátios são arborizados e muito luminosos. Com plena transparência para o exterior, introduzem uma escala muito agradável, própria dos edificios de altura mais reduzida. O coroamento destes 4 andares é feito por um piso completo de escritórios que fecha o vazio. A presença deste conjunto de 5 pisos regra o edificio em altura, criando 3 unidades sobrepostas, num total de 15 pisos. No cimo, 2 ultimos pisos completam os 17 andares que o edifício apresenta.

as fachadas
As fachadas, com uma imagem tecnológica em que a modulação interior dos espaços é inegavelmente transportada para o exterior, afirmam- se pelo seu design. Marcam de forma muito clara uma quadrícula, onde o ritmo vertical de 5 pisos, imposto pela presença dos pátios no interior, é subdividido em 2+1+2, criando uma malha onde sobressaem grandes transparências em propositado contraponto com panos opacos.

As falchadas sul, poente e norte, vão buscar a sua essência a esta lógica. Porém, o alçado nascente privilegia claramente a relação que tem com as amplas vistas para o Porto, reduzindo a presença da malha metálica apensa no restante perímetro.

A sul e a norte existe a forte marcação das superfícies em grelha metálica que, na sua quase transparência, não escondem a presença vertical das escadas e das áreas técnicas. Cria-se assim uma mistura muito contemporânea de estímulos visuais, onde o brilho do acabamento das superfícies vítreas dos escritórios convive, lado a lado, com a textura diversificada dos equipamentos das instalações especiais, criando um padrão estético enriquecido pela diversidade contrastante destes materiais.

ficha de projecto

Arquitectura
Regino Cruz - Arquitectos e Consultores, S.A.

Estruturas
PECS - Projectos de Engenharia, Lda.

Instalações Técnicas Especiais
Energia Técnica, Lda.

Área do terreno
2.965 m2

Área de Implantação
1.800 m2

Área de construção
20.635 m2

ABC acima do solo
11.743 m2

ABC subsolo
8.892 m2

N° Pisos acima do solo
17

Nº Pisos em subsolo
4

Estacionamento
251 lugares

comments

132.03 edifício de comércio e serviços
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Regino Cruz Arquitectos
Cascais, Portugal

share

132

132.01 Prêmio

Frutas, legumes, arquitetura e democracia!

Ulisses Morato de Andrade

132.02 crítica

Colombia en Brasil

Benjamin Barney Caldas

132.04 edificio cultural

L’Auditori en Massanassa

132.05

Sleepbox

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided