Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O desafio inicial de Ricardo Ruschel e associados era conciliar "aspectos pragmáticos e financeiros inerentes a um “negócio imobiliário” através do sistema estrutural de lajes nervuradas, relativamente simples e barato.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Edifício Amélia Teles 315. Projetos, São Paulo, ano 12, n. 135.04, Vitruvius, mar. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.135/4231>.


Vivemos em uma época onde é crescente a busca pela auto expressão e valorização da identidade, do autoral, da independência e da liberdade de escolha em diferentes formas de expressão cultural.

O edifício Amélia Teles 315 nasceu, dentro destas premissas, como uma aposta de que estas percepções de identidade de natureza contemporânea também podem ser facilitadas através da arquitetura. É um projeto explorar o diálogo entre a vida privada e vida urbana.

Vista do terraço do edifício à noite
Foto André Cavalheiro

Apartamento com planta livre, sem vigas, fruto do uso de lajes nervuradas, completamente personalizável e adaptável ao seu morador.

E na esfera urbana, temos um objeto arquitetônico que reforça o respeito a escala humana, integrando-se ao seu entorno e à cidade, em meio a um bairro vivo e cosmopolita, onde as atrações da cidade possam ser vivenciadas a pé.

Do ponto de vista formal, é um projeto com linhas puras, neutro e atemporal. Uma arquitetura que dialoga de forma positiva e propositiva com seus vizinhos e presta homenagem a qualidade da arquitetura dos anos 50 e 60 de Porto Alegre. As colunas esguias e lajes nervuradas com grandes vãos acentuam a proposta formal do projeto.

Quanto ao caráter funcional, valoriza a área privativa através da otimização da área condominial que fica restrita ao hall de entrada, vestiário de serviço, compartimento para gestão de resíduos e circulações. Os apartamentos possuem planta livre, podendo ser personalizados conforme as necessidades do morador.

O empreendimento possui 8 apartamentos de 102 a 127m2 e 12 vagas de garagem, distribuídos em térreo mais 4 pavimentos, com uma área total de 1190m². Todos entregues com contra-piso em cimento queimado e manta acústica, automação de iluminação e tomadas, motorização de persianas, além de, banheiros e lavabos equipados com louças, metais e acessórios de design . A maior parte dos apartamentos optou pela configuração de 1 dormitório integrado ou semi-integrado à área social.

Um dos atributos mais expressivos do apartamento é a esquadria principal com 9,40m de largura, com abertura de 2/3 do vão, permitindo a completa apropriação da paisagem e a laje nervurada aparente.

As fachadas Leste e Oeste receberam tratamentos diferenciados para valorizar a iluminação natural, reduzindo a carga térmica das unidades. As especificações técnicas prevêem uma envoltória de alta performance térmica e acústica, tanto nas paredes, quanto em esquadrias e vidros. Possui coberturas verdes e paisagismo com espécies nativas que independem de irrigação, bem como, iluminação em LEDs nas áreas condominiais, que além da economia de energia visa redução da necessidade de manutenção.

Em todo o edifício foram usadas esquadrias em PVC com vidro duplo, isolamento acústico nas lajes e tubulações, sistema de aquecimento de piso nos banheiros e central de automação controlando todo o sistema de iluminação e tomadas

O rooftop apesar de ser uma área técnica, que concentra reservatórios, central de lógica e casa de máquinas, é acessível aos moradores, uma adaptação gaudéria dos irreverentes rooftops nova iorquinos.

ficha técnica

Localização
Amélia Teles 315, Porto Alegre, RS

Ano do projeto
2010

Incorporação/Conceituação
Smart! Lifestyle+ Design

Projeto de Arquitetura
Arq. Ricardo Vellinho Ruschel

Co-Autores
Eng. Carlos Eduardo Voegeli e Arq. Márcio Carvalho

Projeto estrutural
Eng. Paulo Stumm

Projeto luminotécnico
Atelier de Iluminação
Arq. Eduardo Becker

Projeto paisagismo
Landscape
Arq. André Krebs

Execução
Engecarlo
Eng. Carlos Lopes

Interiores do apartamento 301
Hecher Yllana Arquitetos
Arq. Graziella Hecher

Interiores áreas condominiais
Arq. Ricardo Ruschel

Fotografias
André Cavalheiro

comments

135.04 biau
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

135

135.01 biau

Seleção de obras brasileiras para a VIII BIAU Cádiz 2012

Abilio Guerra

135.02 biau

Welcome Center

135.03 biau

Galeria Miguel Rio Branco

135.05 biau

EBE Cristal

135.06 crítica

Casa 4x30

Haifa Yazigi Sabbag

135.07 biau

Edifício na Rua Simpatia

135.08 biau

Centro Dra. Zilda Arns

135.09 biau

Museu do chocolate

135.10 biau

Área de Portais

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided