Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A partir da concepção de "expandir" o espaço exterior, os arquitetos Nuno Mateus, José Mateus e Stefano Riva propõem uma casa totalmente integrada, na vertical e horizontal e no interno e externo.

english
Starting from the conception of "expanding" the outer space, the architects Nuno Mateus, José Mateus and Stefano Riva propose a fully integrated home, according to the references vertical and horizontal and internal and external.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa no Juso. Projetos, São Paulo, ano 12, n. 136.01, Vitruvius, abr. 2012 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/12.136/4266>.


Na concepção desta pequena casa nas imediações da Aldeia de Juso, a exígua área do terreno, bem como a densidade elevada de novas casas a serem construídas na envolvente, levam-nos para uma espécie de "obsessão" sobre as possibilidades de dilatação do espaço.

Subjacente a essa questão, está a importância de "expandir" o espaço exterior, aspecto particularmente importante, dado que se trata de uma habitação integrada numa zona semi-rural, procurada por quem deseja a vivência dos espaços de jardim ou quintal.

Propomo-nos a resolver e clarificar, o alargamento máximo do recinto habitável na sua globalidade, tanto no referencial horizontal, como na vertical, no interior como exterior. A casa surge estruturada em 3 pisos, que se relacionam espacialmente em corte e que possuem características distintas, em cada nível.

No piso –1, os espaços dispõem-se (tal como impõem os regulamentos) sob o contorno do piso 0. Contudo, essa ideia de ‘limite imposto’ é questionada através de ‘avanços’ ou ‘distensões’, operadas nas 3 direcções possíveis (norte, este e oeste), sob a forma de pátios e piscina. Estão integrados, neste nível, espaços de trabalho e de apoio.

No piso 0, o limite do "recinto", surge alargado e definido através dos muros do lote. O espaço interior é configurado de forma livre.

Em coerência com a estratégia de maximizar a presença de espaço exterior ajardinado, a garagem é remetida para uma zona "encaixada" a sul da cozinha. Neste piso localizam-se todos os espaços sociais da habitação.

No piso superior, reside a expressão mais significativa deste projecto. É configurado (até aos limites máximos permitidos pelo regulamento) uma espécie de recinto de contornos opacos, englobando quartos e respectivos pátios, que dilatam o espaço fruível e protegem a intimidade.

Na cobertura, um terraço visitável liberta finalmente o olhar que se abre numa visão de 360º, sobre o casario envolvente, na direcção do mar, ou da magnífica Serra de Sintra.

ficha técnica

localização
Juso, Portugal

projecto-obra
2008-2011

arquitectura
ARX Portugal + Stefano Riva: Nuno Mateus e José Mateus c/ Stefano Riva

arquitectura paisagista
Sara Machado

especialidades
Marco Caixa, António Paiva, Fernandes, Miguel Marques

construtor
Gardenblok Construções Lda.

área
170 m2

fotografia
Fernando Guerra | FG+SG · ultimasreportagens.com; ARX Portugal

comments

136.01 habitação unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

136

136.02 habitação unifamiliar

Casa V

136.03 habitação unifamiliar

Residência no Jardim Paulistano

136.04 habitação unifamiliar

Casa em Xangri-lá

136.05

Casa JRV

136.06 habitação unifamiliar

Residência unifamiliar em São Paulo

Bruno Roberto Padovano

136.07 reciclagem

Obra comercial en el barrio de Palermo, Buenos Aires

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided