Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A proposta vencedora do concurso do Sesc Ribeirão Preto elaborada pelos escritórios de Helena Ayoub e Cesar Shundi Iwamizu

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Sesc Riberão Preto. Projetos, São Paulo, ano 13, n. 150.02, Vitruvius, jun. 2013 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/13.150/4769>.


Um projeto sobre um projeto. Assim se traduz a proposta do concurso para o Sesc de Ribeirão Preto. Inaugurada em 1966, a unidade da instituição na cidade do interior paulista é de autoria do arquiteto Oswaldo Corrêa Gonçalves. Ao longo das últimas quatro décadas, o complexo cultural e esportivo foi incorporando novas atividades ao seu programa e ampliou o número de espaços de atendimento ao público para além das demandas contidas no projeto original. Tendo tal histórico como base, o concurso objetiva, em síntese, uma proposição projetual de reprogramação – organização, atualização e ampliação – das atividades desse Sesc. 

Três aspectos direcionam o partido arquitetônico. Primeiramente, a observação do patrimônio edificado existente (o edital demandava a preservação do edifício laminar implantado paralelamente à rua Tibiriçá e da piscina descoberta), considerando a maneira como a população se apropria desse espaço e o tem como parte integrante da memória coletiva ribeirãopretana. A seguir, incorpora-se novos usos a essas atividades atualmente desenvolvidas, formando um conjunto edificado que acresce uma área de 15.000m² a ser construída em um trecho do terreno com pouco mais de 3.000m². Por fim, rearticulam-se os diferentes acessos – de público, veículos e pessoal técnico-administrativo –, em função da hierarquia do sistema viário e, sobretudo, em prol da valorização do edifício de Corrêa Gonçalves como entrada principal do conjunto.

Resulta uma solução de concentração em nova construção vertical. Esse volume principal de planta quadrada (40 x 40 metros) constitui-se pelo "empilhamento" das diversas funções, posicionadas verticalmente de acordo com a geometria ideal de cada atividade e as relações espaciais estabelecidas entre os elementos arquitetônicos preexistentes, promovendo a criação de espaços vazios e percursos públicos ou técnicos entre os diversos volumes (novos ou existentes). Ao ser concebido por meio de operações de subtração e preenchimento, o desenho dessa torre contém grandes espaços vazios em seu interior, ação que cria uma complexa volumetria que alterna planos cegos de concreto armado e volumes de aço protegidos por vidros ou telas de sombreamento.

As piscinas cobertas – infantil e semiolímpica – foram dispostas como um desdobramento da piscina existente ao ar livre. Esse recinto contínuo destinado a todo o conjunto aquático tem o seu novo trecho coberto com pés direitos variados: tetos inclinados por acompanharem a geometria da platéia e da escada de acesso secundário do foyer, ou os planos junto ao pavimento de acesso e ao piso da área de convivência e restaurante.Este último, localizado sobre a platéia do teatro, permite a ligação com as áreas de atividades e os espaços esportivos instalados nos pavimentos superiores. Ao mesmo tempo expandem-se os espaços de convívio para o solário – deque e jardim –, criados sobre o edifício preservado, viabilizando áreas de lazer externo que aproveitam as novas relações visuais entre o conjunto e a cidade.

No eixo transversal, o conjunto vertical permite a criação de uma passagem pelo interior do edifício, favorecendo não somente os acessos administrativos e de serviços, como também o acesso secundário ao foyer do teatro pela rua Álvares Cabral. A distinção de caráter desses acessos é dada também pelo edifício "servidor" que ampara o edifício "servido", destinado aos programas de apoio – administração, cozinha, sanitários, elevadores e escadas – necessários às funções existentes no volume principal.

No conjunto arquitetônico do Sesc Ribeirão Preto, é por contraste que o existente – horizontal e linear – e o novo – vertical e compacto – valorizam-se mutuamente. 

Sesc Riberão Preto
Fotomontagem Helena Ayoub e Siaa [Divulgação]

ficha técnica

Arquitetura

Cesar Shundi Iwamizu
Eduardo Gurian
Helena Ayoub Silva
Bruno Salvador

Colaboradores

Alexandre Gaiser
Alexandre Gervásio
Andrei Barbosa
André Ariza
Daniel Constante
Elisa Haddad
Gustavo Kerr
Kim de Paula
Luísa Amoroso
Rafael Carvalho
Thomas Ho

comments

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided