Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Projeto de autoria do escritório OSPA Arquitetura e Urbanismo, vencedor do concurso do novo campus da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Campus Igara UFCSPA. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 169.03, Vitruvius, jan. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.169/5392>.


Concurso Público Nacional de Arquitetura

1º lugar: OSPA Arquitetura e Urbanismo / arquitetos Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Franco Miotto, Manoela Obino, Aline Taís Comiran, Ellen Renata Bernardi, Augusto Tumelero, Matheus Lorenzet

Mais que uma instituição pública, um espaço público

Esta é a premissa que norteia e baliza o desenvolvimento do projeto do novo campus da UFCSPA realizado pelo escritório OSPA Arquitetura e Urbanismo, vencedor de concurso nacional. Em um contexto urbano ainda em formação, o Campus Igara surge como potencial elemento articulador das relações espaciais e humanas que o circundam. Uma praça, fluída e permeável como se supõe, em contraponto a densidade volumétrica que a solução programática sugere em uma primeira abordagem.

Um lote, duas faces. Duas possibilidades de conexão com a cidade. O conceito “frente x fundos”, “público x serviços”, nunca foi uma opção. Um eixo longitudinal, acessível e convidativo, conecta as duas faces, interfaces. Interfaces, que apesar da diferença hierárquica, são igualmente necessárias à formação do quarteirão, cuja face hoje revela as cicatrizes da nossa política habitacional. Nossa cidade, nossa vida. Na face dos edifícios, os olhos da cidade.

Campus Igara UFCSPA, diagramas generativos. OSPA Arquitetura e Urbanismo

Extensão natural da calçada. Assim o programa se desenvolve. O espaço aberto articula as funções do Campus, muito além das atividades acadêmicas. O acesso independente, com controles independentes, aos diversos usos fomenta também a diversidade de usuários. Apenas dois edifícios elevados, com atividades exclusivas da academia, o resto é praça.

O Campus não para. Uma obra não deve parar, ou mesmo interferir prejudicialmente na rotina do campus. O ciclo de uma obra pode muitas vezes ser equivalente ao período de um aluno na própria instituição. Possivelmente excluídos alguns arquitetos e engenheiros, ninguém quer estudar em um canteiro de obras. As duas faces do terreno permitem que solucionemos esta equação de forma controlada. A etapa 2 de expansão do campus, através do zoneamento proposto, ocorre com acesso direto a partir da rua, evitando conflito de fluxos com o dia a dia da instituição. Da mesma forma, toda a estrutura proposta, tanto da segunda, quanto da primeira fase, valem-se de um sistema construtivo misto de aço e concreto, em suas melhores características, tração e compressão, visando otimização no tempo de execução, redução de resíduos, economia e adequação ao partido proposto.

Campus Igara UFCSPA, diagramas explicativos. OSPA Arquitetura e Urbanismo

Boa arquitetura por si só já pressupõe a solução adequada das variáveis bioclimáticas, bem como de seus sistemas complementares. Orientação dos edifícios para recebimento da menor carga térmica, correta ventilação e iluminação do espaço esportivo coberto, apesar da dimensão generosa, foram alguns dos condicionantes mais estudados. Contudo vale ressaltar a simplificação dos fluxos internos do Campus, seja através de escadas abertas e convidativas, quando a verticalização faz-se necessária, em contraponto ao uso de elevadores, seja pela aproximação das demais atividades da cota da rua. Esta segunda constituindo o grande gesto do projeto, a articulação entre as principais funções de um campus, as áreas de interação informal e convivência, que nos permitem ir além da formação técnica. Moldam personalidades. Afinal, quais são nossas memórias dos tempos de faculdade?


ficha técnica

projeto
Campus Igara UFCSPA

mérito
1º lugar no concurso público nacional de arquitetura – campus igara ufcspa

localização
Canoas RS Brasil

áreas
terreno: 24.600 m2
projetada: 26.385 m2

data
projeto: agosto 2014

cliente
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA

autoria
OSPA Arquitetura e Urbanismo

equipe
Carolina Souza Pinto, Lucas Obino, Cristiano Selbach Carneiro, Franco Miotto, Manoela Obino, Aline Taís Comiran, Ellen Renata Bernardi, Augusto Tumelero, Matheus Lorenzet

consultores
P790 Engenharias e STM Engenheiros Associados

comments

169.03 concurso
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
OSPA Arquitetura e Urbanismo
Porto Alegre RS Brasil

share

169

169.01 critica

Conjunto Habitacional Fira de Barcelona

Mariana Pedrollo Bez

169.02 concurso

Concurso MIS PRO

169.04 habitação

La Fundación Ciudad del Saber

169.05 concurso

Mercado Público de Lages

169.06 edifício comercial

Shopping Center e a recuperação da Estação da Lapa

Adriana Rabello Filgueiras Lima

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided