Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245

Apresentação Projeto


Imagem divulgação

abstracts

português
Em 2011, o arquiteto João Filgueiras Lima projetou um Shopping sobre a Estação da Lapa de Salvador, terminal urbano projetado por ele próprio. Foi considerado inadequado pela Prefeitura, que agora se propõe a construir um outro projeto.

how to quote

LIMA, Adriana Rabello Filgueiras. Shopping Center e a recuperação da Estação da Lapa. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 169.06, Vitruvius, jan. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.169/5414>.


projeto

Um projeto não construído de João Filgueiras Lima, Lelé

Em meados 2011, a OAS procurou meu pai solicitando um projeto para um shopping no terreno onde estão os abrigos e a plataforma de desembarque, entre a estação e o viaduto de acesso (que tem o mastro). Meu pai ficou chateado com a proposta, lembro-me bem das palavras dele quando conversou comigo por telefone: "Esse pessoal tem mania de shopping, detesto isso... Mas é melhor eu estudar um projeto, senão eles vão fazer qualquer porcaria e esculhambar com a estação. A implantação tem que ser cuidadosa naquele terreno".

Penso que a proposta do meu pai integra perfeitamente a estação ao shopping, com dois pavimentos de garagem embaixo, interligados à atual plataforma de desembarque, e o comércio nos pavimentos de cima. Meu pai também propôs ligação com as cumeadas laterais através de duas passarelas e a substituição dos atuais abrigos por abrigos metálicos, que teriam as mesmas características construtivas do shopping. Ou seja, um projeto correto, integrado.

Por iniciativa da OAS, o projeto do meu pai foi examinado por arquitetos especialistas em shoppings, que o julgaram inadequado. Segundo eu soube, um desses arquitetos disse: "Lelé não sabe projetar shopping". Decidiram contratar outro projeto, que agora está sendo divulgado pela Prefeitura de Salvador (1).

nota

1
Sobre o projeto atualmente em questão, ver: CAMPOS, Márcio C.. Salvador, mais um shopping contra a cidade. Minha Cidade, São Paulo, ano 14, n. 174.03, Vitruvius, jan. 2015 <www.vitruvius.com.br/revistas/read/minhacidade/14.174/5402>.

sobre a autora

Adriana Rabello Filgueiras Lima é arquiteta e uma das principais colaboradoras do Lelé. Gerenciou a construção de projetos de hospitais da Rede Sarah em Brasília e no Rio de Janeiro, e do Memorial Darcy Ribeiro, na UnB, em Brasília. Desde janeiro de 2012 é diretora do Instituto criado por seu pai.

comments

169.06 edifício comercial
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Acervo pessoal João Filgueiras Lima, Lelé
Rio de Janeiro RJ Brasil

share

169

169.01 critica

Conjunto Habitacional Fira de Barcelona

Mariana Pedrollo Bez

169.02 concurso

Concurso MIS PRO

169.03 concurso

Campus Igara UFCSPA

169.04 habitação

La Fundación Ciudad del Saber

169.05 concurso

Mercado Público de Lages

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided