Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


Foto Ana Mello

abstracts

português
Três projetos desenvolvidos de modo integrado para a Sabesp com o objetivo principal de transformar em espaços de uso público áreas até então limitadas, que cumprem a função de reservatórios de água. O conjunto foi agraciado com o prêmio APCA 2015.

how to quote

LEVISKY, Adriana Blay. Parques Sabesp. Butantã, Cangaíba e Mooca. Projetos, São Paulo, ano 15, n. 180.02, Vitruvius, dez. 2015 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/15.180/5858>.


A obra é constituída por três projetos desenvolvidos de modo integrado para a Sabesp com o objetivo principal de transformar áreas até então limitadas a cumprir a função de reservatórios de água (armazenamento e distribuição) em espaços de uso público, dedicados a estimular a conscientização ambiental, convivência social, lazer, prática de esportes, educação ambiental e cultura.

A intervenção urbanística de qualificação das três áreas localizadas no Butantã, Cangaíba e Mooca contempla a criação de "museus abertos da água" para a aproximação com a comunidade, por meio de rotas lúdicas sobre o ciclo das águas.

Os projetos do escritório Levisky arquitetos estratégia urbana para os parques Sabesp Butantã, Cangaíba e Mooca valorizam o fluxo de pedestres, a fruição, a integração com o entorno e a acessibilidade, criando conexões entre os caminhos internos e os respectivos acessos às vias, convidando a um percurso interativo entre os espaços de lazer e convivência.

Além da preservação da vegetação existente, está prevista a intensificação da arborização e diversidade de espécies nativas, resultando em melhora da qualidade ambiental e do conforto termo acústico.

Entre os sistemas construtivos e materiais escolhidos seguindo premissas sustentáveis, figuram sistemas pré-fabricados para uma obra limpa e seca, racionalização de recursos e minimização de resíduos. E ainda, sistema de piso elevado com captação de água pluvial aplicado sobre o reservatório da Mooca e piso monolítico drenante para aumentar índices de permeabilidade do solo nas três áreas, incluindo os passeios públicos.

Projetos

Reservatório Parque Butantã

Reservatório Parque Cangaíba

Reservatório Parque Mooca

comments

180.02 paisagismo
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Adriana Levisky
São Paulo SP

share

180

180.01 concurso estudantil

9º Concurso Nacional de Ideias (CNI) para reforma urbana

180.03 prática de arquitetura

Criatura e sub-criatura arquitetônica

Joel Campolina

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided