Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Tendo como referências explícitas tipologias e decisões de projetos adotadas por Álvaro Siza, Alvar Aalto, Paulo Mendes da Rocha, Le Corbusier e Vilanova Artigas, os arquitetos do UNA apresentam o projeto da Casa 239, construída em São Paulo.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa 239. Projetos, São Paulo, ano 17, n. 199.01, Vitruvius, jul. 2017 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/17.199/6594>.


Uma casa desenhada para uma família determinada, mesmo que sempre se imagine o projeto adequado a qualquer pessoa. Mais feminina que masculina, a casa abraça uma jabuticabeira de cinco décadas, no centro do lote. Forma-se aí um pequeno pátio para onde se voltam quase todos os ambientes, varanda, sala de estar, jantar, cozinha, sala de estudos e um dormitório. As inflexões dos dois braços buscam vistas aproximadas da árvore e também vistas sobre si mesma, como duas pequenas casas que se olham. Os dormitórios das crianças recebem o sol da manhã, na mesma face em que uma dobra na parede de concreto define a entrada da casa. Também já estavam lá, nas bordas do terreno, outras árvores de grande porte, Tipuanas, Jerivás, Palmeiras e Pitangueiras. Para desfrutar dessa paisagem da copa das árvores, junto com as vistas da cidade, há uma piscina e um terraço que ocupam toda a cobertura.

O pátio, o volume recortado, envidraçado para o interior é a primeira unidade da Escola do Porto (e outros Sizas). O pátio desejaria (o mais profundo desejo) ser Aalto (Muuratsalo). A piscina lembra, sem lembrar, a Villa Dall'ava e um pouco a cobertura da casa Millan. A circulação em ponte é a Maison La Roche, podendo aqui se voltar apenas para uma fresta, interna à casa. Quer lembrar também as casas do Artigas (a Baeta!). Mas o Artigas está sobretudo no desejo de acertar a escala dos espaços.

Os caixilhos são irregulares, com grandes superfícies em madeira como na Maison Jaoul, querem ser uma grelha, que faz a mediação entre o espaço interno e externo, como na casa Curutchet. Os montantes são largos e altos, como fez Louis Kahn (Esherick House). Lá os pés direitos são duplos, o caixilho é único, aqui o caixilho busca de um outro modo a unidade vertical.

Casa 239, São Paulo SP, 2012. Una Arquitetos
Foto Nelson Kon

A sala de jantar, aberta para todos os lados, vem da memória das pequenas casas do Breuer no Cape Cod.

O espírito deseja ser da casa dos Eames e do Sérgio Fernandes em Caminha.

São as casas que nos habitam.

Casa 239, maquete, São Paulo SP, 2012. Una Arquitetos
Foto divulgação

ficha técnica

projeto
Casa 239

local
São Paulo SP

projeto
2012

arquitetura
Una Arquitetos / Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas (autores); Joaquin Gak, Henrique Te Winkel, Marcos Bresser, Otávio Filho, Pedro Ivo, Rodrigo Carvalho Pereira (colaboradores)

construção
Eng. Antonio Nogueira (administração e responsabilidade técnica)

estrutura
Cia de Projetos

instalações
Pessoa e Zamaro

impermeabilização
Proassp

esquadrias e marcenaria
Marcenaria da Fazenda

luminotecnia
Ricardo Heder

paisagismo
Soma Arquitetos

foto
Nelson Kon

comments

199.01 habitação unifamiliar
abstracts
how to quote

languages

original: português

source
Una Arquitetos
São Paulo SP Brasil

share

199

199.02 crítica

Casa-ateliê da Vila Charlote

Evandro Fiorin

199.03 projeto institucional

Varanda YCSA

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided