Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Apresentação do projeto do escritório Königsberger Vannucchi para o Sesc Avenida Paulista, originado a partir de retrofit de antiga sede administrativa do Sesc.

english
Presentation of Königsberger Vannucchi Office's project for the Sesc Avenida Paulista, originated from the retrofit of an old administrative headquarter.

español
Presentación del proyecto de la Oficina Königsberger Vannucchi para el Sesc Avenida Paulista, originado a partir del retrofit de antigua sede administrativa de Sesc.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Sesc Avenida Paulista. Projetos, São Paulo, ano 18, n. 208.02, Vitruvius, abr. 2018 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/18.208/6955>.


O escritório Königsberger Vannucchi é o responsável pelo projeto do novo Sesc Avenida Paulista, que será inaugurado no dia 29 de abril. A nova unidade se destaca como uma extensão da própria avenida, se estabelecendo como um território livre a ser apropriado pelo grande público. Entre suas características estruturais o conceito se desenvolve nos grandes acessos, nas diversas áreas de convivência – com praças internas e um terraço no topo – e até mesmo na escolha dos materiais, como o uso de vidros não reflexivos. A opção pelo material, que aparece conjugado a placas de zinco na fachada, revela as várias atividades exercidas no interior do edifício. A arquitetura só se faz completa quando ativada pela circulação das pessoas, e para esta relação toda estrutura foi concebida pensando nas ações que serão desenvolvidas na Unidade, pautadas pelo trinômio corpo-arte-tecnologia.

“A configuração das fachadas leste e oeste, com rasgos horizontais, permite aos usuários um novo olhar sobre a cidade ao mesmo tempo em que rompe com a tipologia típica dos edifícios de escritórios da Avenida Paulista, anunciando um novo uso ao antigo edifício (projetado por Sérgio Pileggi e Euclides de Oliveira nos anos 1970), dividido entre Sesc e Fecomércio, e uma nova e democrática frequência de público”, afirma Gianfranco Vannucchi, arquiteto responsável pelo projeto.

O acesso à nova unidade, a partir da Av. Paulista, acontece em grande área de convivência com espaço multiuso e um paraciclo com capacidade para quarenta bicicletas. No térreo também se encontram duas escadas rolantes, seis elevadores e duas escadas de incêndio pressurizadas para o acesso aos pavimentos superiores. No segundo pavimento encontra-se a Central de Relacionamento e área de convivência, bem como a loja Sesc.

Os diversos espaços e serviços – Café Terraço, Comedoria, Biblioteca, Espaço para Crianças, Tecnologia e Artes, Salas para Práticas Esportivas e Espetáculos, Loja e Consultórios Odontológicos – foram distribuídos pelos dezessete pavimentos considerando quatro aspectos básicos: a vizinhança entre atividades similares, os níveis de ruído produzido pelas atividades, o volume de público acessando a unidade e as visuais externas.

Reforçando esta integração entre as atividades e os pavimentos de exposição existem vazios nas lajes, totalmente abertos. Foram criadas escadas entre os pavimentos, integrando visualmente e fisicamente as atividades da unidade. Procurou-se também deixar os pavimentos o mais livre possível no sentido de permitir grande flexibilidade nos seus usos.

Além do efeito estético, a grande lâmina de vidro tem a função de antecâmara acústica e térmica, sempre ladeando um terraço interno ventilado naturalmente, que funciona como um anteparo aos ambientes refrigerados. Estes, por sua vez, têm suas vedações com o corredor definidas a partir da quantidade de luz desejada, em vidro com controle solar e os espaços para espetáculos e exposições são contemplados com blackout. As demais fachadas são vedadas com pré-moldados leves ou alvenarias, diminuindo desta forma as cargas térmicas e acústicas vindas do exterior.

sobre os autores

Jorge Königsberger é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie - FAU/Mackenzie. Foi professor na FAU/FAAP e na FAU/ Mackenzie, além de diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SP.

Gianfranco Vannucchi é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo - FAU/USP.

Ambos são ex-presidentes da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura - AsBEA.

Daniel Toledo é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo – POLI/USP. Ingressou no Königsberger Vannucchi em 2013, e tornou-se sócio do escritório em 2016.

Fundada em 1971, a Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados atua no desenvolvimento de projetos urbanos, residenciais, comerciais, hoteleiros, varejistas, institucionais e de uso misto. Responsável pelo projeto de empreendimentos premiados nacional e internacionalmente, o escritório já realizou mais de mil projetos, destes 340 já construídos.

ficha técnica

arquitetos
Jorge Königsberger, Gianfranco Vannucchi e Daniel Toledo (engenheiro)

escritório
Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados

colaboradores
Vera L. Tusco, Karina Kohutek, Albert Sugai (terceirizado), Sandra Dellarole, Daniel Port e Isadora Citrin

desenvolvimento do projeto
2007 – 2011

construção
2011 - 2018

área construída
11962,38 m²

área do terreno
1195,50 m²

tipo de projeto
Retrofit, Cultural

T.O.
66,23%

C.A.
6,76

mero de pavimentos
2 subsolos, pav. térreo, mezanino, 16 pavimentos, observatório, atico I, atico 2 e cobertura

acústica
Harmonia Acústica

comunicação visual
O2

conforto térmico
Daltrini Granado

estrutura concreto e metálica
Kurkdjian e Fruchtengarten Engenheiros

luminotécnica
Estudio Carlos Fortes Luz

paisagismo
Albuquerque Arquitetura

comments

208.02 projeto institucional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

208

208.01 bienal de veneza

Pavilhão da Santa Sé

Francesco Dal Co

208.03 design

Projeto de mobiliário

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided