Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O Instituto Ling, projeto do arquiteto Isay Weinfeld, é caracterizado por um volume que, a partir da rua, vê-se baixo e levemente destacado do solo, como um objeto que flutua em meio ao jardim.

english
The Ling Institute, designed by architect Isay Weinfeld, is characterized by a volume that, from the street, is low and slightly detached from the ground, as an object that floats in the middle of the garden.

español
El Instituto Ling, diseñado por el arquitecto Isay Weinfeld, se caracteriza por un volumen que, desde la calle, es bajo y ligeramente separado del suelo, como un objeto que flota en medio del jardín.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Instituto Ling. Projetos, São Paulo, ano 19, n. 224.06, Vitruvius, ago. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/19.224/7463>.


O edifício do Instituto Ling, localizado numa esquina no bairro de Três Figueiras, em Porto Alegre, é um volume que, a partir da rua, vê-se baixo e levemente destacado do solo, como um objeto que flutua em meio ao jardim.

A fachada principal, voltada a Sudeste, é praticamente cega – a única abertura é a da porta de entrada, acessível por uma rampa sinuosa que se eleva por sobre o jardim. Já a fachada Sudoeste, em contraste, é mais leve e transparente, com brises verticais a controlar internamente a iluminação.

A partir da entrada e adiante, o visitante percorre uma sucessão de galerias. Elas dão acesso, em diferentes pontos, à recepção, à loja, ao café e a um pequeno espaço expositivo, até que se chegue à entrada do auditório.

Instituto Ling, Porto Alegre RS Brasil, 2014. Arquiteto Isay Weinfeld (autor)
Foto / photo Leonardo Finotti

Cada trecho desta galeria tem formas diferentes de abertura para o exterior, de acordo com a luz desejada – e que o uso determina. E assim, o primeiro trecho – onde estão a recepção e a loja – recebe uma luz filtrada, através dos brises verticais/vidros instalados na fachada. Continuando o percurso, à direita, chega-se ao café – aqui, há a alternância entre uma parede cega e um pano de vidro que se estende do chão ao teto, com portas que dão acesso a uma varanda aberta. Por fim, à direita novamente, chega-se ao espaço para exposições e à entrada do auditório, com farta iluminação zenital.

Os acabamentos na circulação/galeria são neutros, com paredes e forro brancos e piso cimentado cinza. Em contraste, os ambientes de apoio, acomodados em nichos abertos a essa circulação (loja, café, acesso ao auditório e escadaria), têm paredes revestidas com painéis de madeira.

Em um percurso diferente, à direita da entrada principal, tem-se acesso às salas de curso, sala de reunião, toaletes e a escada que conduz ao andar inferior.

Instituto Ling, Porto Alegre RS Brasil, 2014. Arquiteto Isay Weinfeld (autor)
Foto / photo Leonardo Finotti

 

No pavimento inferior estão salão de eventos, cozinha para cursos, sala para degustação, e área administrativa. A cozinha foi projetada para a realização de cursos de culinária, mas serve também ao apoio de eventos. É conectada a uma sala de degustação – com mesa de jantar para doze pessoas – por sua vez integrada ao jardim lateral. O salão de eventos permite a organização de exposições, apresentações musicais e atividades sociais diversas. Amplamente envidraçado em duas das faces, abre-se para os jardins de fundo e lateral.

Os acabamentos predominantes neste pavimento são paredes e forro brancos e piso de madeira, exceto na cozinha e sala para degustação, onde o piso recebeu um revestimento cerâmico.

O edifício possui ainda um subsolo com garagem, depósitos, áreas técnicas e vestiários para funcionários.

Instituto Ling, Porto Alegre RS Brasil, 2014. Arquiteto Isay Weinfeld (autor)
Foto / photo Leonardo Finotti

 

ficha técnica

projeto
Instituto Ling

localização
Porto Alegre RS Brasil

ano
Projeto: 2013
Obra: 2014

áreas
Terreno: 1.981,70m²
Área construída: 3.291,06m²

arquitetura
Arquiteto Isay Weinfeld (autor), Domingos Pascali e Marcelo Alvarenga (colaboradores), Monica Cappa (coordenadora de projeto), Sebastian Murr, Alexandre Nobre, Cristiano Kato, Carolina Miranda e Danilo Zamboni (equipe).

Interiores
Lucas Jimeno Dualde e Carolina Miranda

foto
Leonardo Finotti

construtora
Capitânia

projeto estrutural
Benedictis Engenharia

projeto de fundação
Milititsky Consultoria Geotécnica

projeto de instalações elétricas e hidráulicas
CM Engenharia

projeto de instalações de cozinha / bar
Marcelo Jacobi

projeto de tratamento acústico
Atelier Sul Acústica e Arquitetura

comments

224.06 institucional
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

224

224.01 arquitetura efêmera

Pavilhão Nuvem ArcelorMittal

224.02 casa de veraneio

Casa D

224.03 arquitetura e paisagem

Casa Vila Rica

224.04 institucional

Nova sede da Beacon School

224.05 edifício comunitário

Coberturas no Xingu

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided