Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato, projeto dos arquitetos Marta Moreira e Milton Braga, do MMBB Arquitetos, foi pensada a partir do entorno, intensificando as potencialidades do contexto urbano onde está inserida a Biblioteca.

english
The Renovation of the Monteiro Lobato Library, a project by the architects Marta Moreira and Milton Braga, of the MMBB Arquitetos, was conceived from the surroundings, intensifying the potentialities of the urban context where the Library is inserted.

español
La renovación de la Biblioteca Monteiro Lobato, un proyecto de los arquitectos Marta Moreira y Milton Braga, de MMBB Arquitetos, se diseñó desde los alrededores, intensificando las potencialidades del contexto urbano donde se inserta la Biblioteca.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato. Projetos, São Paulo, ano 19, n. 225.01, Vitruvius, set. 2019 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/19.225/7473>.


O edifício da Biblioteca Monteiro Lobato foi originalmente projetado para a sede da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

O objetivo do projeto de reforma é valorizar o equipamento público para que se destaque na dinâmica da cidade. De maneira geral, a intervenção no edifício deve recuperar as condições ambientais da edificação, da praça e seu entorno; atualizar as redes de instalações eletroeletrônicas, hidráulicas e de climatização com soluções de melhor desempenho para consumo; e assegurar condições de conforto e segurança dos usuários e do acervo.

As condições e usos do entorno da praça foram analisadas para intensificar as potencialidades do contexto urbano onde está inserida a Biblioteca.

Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato, croquis de concepção do projeto. São Bernardo do Campo SP Brasil, 2014. Arquitetos Marta Moreira e Milton Braga / MMBB Arquitetos
Imagem divulgação [MMBB Arquitetos]

No pavimento térreo deverá funcionar a “biblioteca aberta”, ou seja, o acesso direto do público ao acervo geral: após passar pelo controle de entrada, o usuário estará livre para acessar os livros e manuseá-los nas mesas dispostas pelo espaço.

Todas as alvenarias e elementos não estruturais serão demolidos para conformar um único ambiente entremeado por estantes de livros baixas de geometria curvilínea.

Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato, croquis de concepção do projeto. São Bernardo do Campo SP Brasil, 2014. Arquitetos Marta Moreira e Milton Braga / MMBB Arquitetos
Foto Federico Cairoli

Todo o fechamento será feito em pano de vidro fixo, com abertura possível apenas na parte superior do caixilho. Um gradil instalado próximo ao vidro terá função para proteção mecânica e proteção solar (como um brise soleil). Dessa forma, evita-se a instalação de grades no perímetro do lote, abrindo os jardins da biblioteca para a cidade.

Ainda no térreo, será construída a ampliação da biblioteca, como um anexo, em estrutura de concreto. Neste novo espaço funcionará a sala multiuso e um café, que poderão ser usados independentemente do horário de funcionamento da biblioteca.

Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato, croquis de concepção do projeto. São Bernardo do Campo SP Brasil, 2014. Arquitetos Marta Moreira e Milton Braga / MMBB Arquitetos
Foto Federico Cairoli

O segundo pavimento da construção existente será reservado para atividades de mais resguardo, como a administração, o acesso a livros mais raros e as salas de braile.

ficha técnica

projeto
Renovação da Biblioteca Monteiro Lobato

local
São Bernardo do Campo SP Brasil

ano
Projeto: 2013
Obra: 2014

áreas
Existente [pavimento térreo]: 933 m²
Existente [primeiro pavimento]: 397 m²
A construir [térreo]: 358 m²
Total: 1688 m²

cliente
Prefeitura de São Bernardo do Campo

arquitetura
Marta Moreira e Milton Braga (autores), Adriano Bergemann, Cecília Góes, Gleuson Pinheiro, Guilherme Pianca, Lucas Vieira, Júlia Marques, Maria João Figueiredo e Martin Benavidez (colaboradores) / MMBB Arquitetos

estrutura e fundações
Grifa Engenharia

instalações
Fit Engenheiros Associados

ar-condicionado
Nifay Instalções Térmicas

luminotecnia
Lux Projetos Luminotécnicos

cenotecnia
Telem Iluminação e Cenotecnia

acústica
Sresnewsky Acústica e Tecnologia

quantificações e orçamento
Raoni Nakamura e Lara Galvão

foto
Federico Cairoli

comments

225.01 institucional
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

225

225.02 habitação unifamiliar

Casa Los Muros

225.03 institucional

Campus UFABC

225.04 comercial

Restaurante Imakay

225.05 habitação unifamiliar

Casa 2V

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided