Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
A Casa Mipibu, do escritório Terra e Tuma Arquitetos Associados, foi construída com recursos escassos, mas muito empenho na proposição de caminhos que a tornassem uma obra viável.

english
Mipibu House, by Terra e Tuma Arquitetos Associados, was built with scarce resources, but a lot of effort in proposing paths that would make it a viable project.

español
La Casa Mipibu, de Terra e Tuma Arquitetos Associados, se construyó con escasos recursos, pero con mucho esfuerzo para proponer caminos que lo convirtieran en un proyecto viable.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Casa Mipibu. Projetos, São Paulo, ano 20, n. 229.03, Vitruvius, jan. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/20.229/7614>.


Esta casa representa uma situação muito comum na cidade de São Paulo, um terreno comprido e estreito [5.6 x 30.0m], com apenas a elevação frontal livre de interferências das edificações em seu entorno.

O desafio aumentou a partir do momento que tivemos que atender a um programa extenso para esta área, que nos levou a ocupação máxima permitida, 170m2.

Com o valor da terra cada vez mais alto, chegar a uma solução que atenda o dobro da área ideal para pequenos terrenos como este tem sido o nosso trabalho e de inúmeros outros arquitetos que buscam propor bons projetos para seus clientes, para si e para a cidade.

Considerando a inevitável verticalização de seus vizinhos, todos eles colados as divisas, o primeiro passo foi inverter as fachadas, pensar o projeto “do avesso”, como se retirássemos uma luva. Portanto, quando trouxemos os caixilhos para dentro, pudemos usá-los à exaustão, tornando o interior extremamente aberto, em oposição ao perímetro externo completamente fechado.

Em seguida posicionamos dois pátios internos, mas funcionando como as áreas externas da casa. E eles, assim como em outros projetos do escritório, a organizam. Além de proporcionar luz e ventilação necessárias para salubridade e qualidade espacial, articulam os ambientes.

Casa Mipibu, croquis, São Paulo SP Brasil, 2015. Arquitetos Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano (autores) / Terra e Tuma Arquitetos Associados
Imagem divulgação [Acervo Terra e Tuma Arquitetos Associados]

Outra decisão inesperada para o cliente foi o posicionamento dos dormitórios no pavimento térreo, normalmente destinado aos ambientes sociais, e assim subimos o “térreo” para o pavimento superior.

Esta medida proporcionou para o pavimento íntimo, dos dormitórios, maior privacidade e silêncio. Para o pavimento social proporcionou a integração com a laje de cobertura, usada como área de lazer, e assim, portanto, não ocorrendo a interrupção pelo pavimento íntimo. Tornou também as áreas sociais melhor iluminadas e ventiladas.

Por solicitação do cliente um destes pátios tornou-se um espelho d`água, e com ele, outro fator importante foi a concepção simultânea do projeto de paisagismo.

Desta forma foi possível prever uma estrutura adequada para receber tanto uma árvore de grande porte no pavimento superior, na varanda externa contigua a sala, quanto a laje que suportaria o peso das bandejas com plantas que caem sobre o espelho d´água.

Novamente recursos escassos, mas muito empenho na proposição de caminhos a seguir para que tornássemos as reflexões em uma obra viável.

Casa Mipibu, São Paulo SP Brasil, 2015. Arquitetos Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano (autores) / Terra e Tuma Arquitetos Associados
Foto Nelson Kon

ficha técnica

projeto
Casa Mipibu

local
São Paulo SP Brasil

ano
Projeto: 2014
Construção: 2014-2015

área
170 m2

arquitetura
Arquitetos Danilo Terra, Pedro Tuma e Fernanda Sakano (autores), Bianca Antunes, Cassio Oba Osanai e Eugênio Amodio Conte (colaboradores) / Terra e Tuma Arquitetos Associados

estrutura
Megalos Engenharia

paisagismo
Gabriella Ornaghi Arquitetura da Paisagem

foto
Nelson Kon

comments

229.03 projeto residencial
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

229

229.01 institucional

Ágora Tech Park

Francesco Perrotta-Bosch

229.02 institucional

Câmara de Comércio e Artesanato de Hauts-de-France

229.04 residencial

Casa Schendel

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided