Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
Em um local destacado pela natureza e a paisagem exuberante, a Residência FJR, projeto do Trí Arquitetura, teve como partido fundamental uma grande sala que integra espaços com o exterior.

english
In a place highlighted by nature and the lush landscape, the FJR Residence, a project by Trí Arquitetura, had as its fundamental party a large room that integrates spaces with the outside.

español
En un lugar destacado por la naturaleza y el exuberante paisaje, la Residencia FJR, un proyecto de Trí Arquitetura, tuvo como fiesta fundamental una gran sala que integra espacios con el exterior.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Residência FJR. Lazer como espaço único. Projetos, São Paulo, ano 20, n. 231.03, Vitruvius, mar. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/20.231/7686>.


Localizada em um condomínio residencial, na região periférica de Marília SP, este projeto teve como partido fundamental uma grande sala, resultado da integração dos espaços de estar, lazer e convívio diretamente ligado ao exterior. Em um local destacado pela natureza e a paisagem exuberante, não havia motivos para uma interiorização programada.

Residência FJR, Marília SP Brasil, 2018. Arquitetos Alfredo Ramos e Silvia Siscar/ Trí Arquitetura
Foto Pedro Kok

Paisagem em larga escala, tranquilidade natural e aproveitamento solar, reflete no ambiente de destaque do projeto: o living exteriorizado ao lazer. Para isso, em um terreno de 1044m2, a residência ocupou o lado leste, trazendo a luz poente, quase cênica ao espaço integrador. O vazio externo, se transforma em uma grande varanda, aberta a paisagem do local, que no final de tarde, reflete a luz dourada na piscina da família.

Pensar a residência a partir deste espaço de convívio foi derradeiramente fácil. O projeto se desenvolveu linearmente ao terreno, com as áreas íntimas a leste e reclusas ao espaço de convívio por um corredor privado.

Residência FJR, Marília SP Brasil, 2018. Arquitetos Alfredo Ramos e Silvia Siscar/ Trí Arquitetura
Foto Pedro Kok

O espaço principal integrado está subdividido em três – sala de TV, cozinha e estar – por divisórias móveis de madeira, feitas como portas de correr, que flexíveis, permitem isolamento dos ambientes. A separação da sala para a área de piscina se dá por um grande vão, que se apropria do pé direito duplo e pode ser fechado por seis folhas de vidro.

No lazer, junto a piscina, há ainda um espaço de convívio, cercado por uma parede verde e outra de azulejos decorativos, sombreadas por uma grande pérgola.

Residência FJR, Marília SP Brasil, 2018. Arquitetos Alfredo Ramos e Silvia Siscar/ Trí Arquitetura
Foto Pedro Kok

ficha técnica

projeto
Residência FJR

local
Marília SP Brasil

data
2018

área
Terreno: 1044.22m2
Construída: 418,91

arquitetura
Arquitetos Alfredo Ramos e Silvia Siscar/ Trí Arquitetura

gerenciamento/coordenação
Engenheiro Darwin Bellusci Neto

foto
Pedro Kok

comments

231.03 residencial
abstracts
how to quote

languages

original: português

source

share

231

231.01 habitação unifamiliar

Casa do Cerrado (Prata e Lopez)

231.02 habitação unifamiliar

Casa Gloma

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided