Your browser is out-of-date.

In order to have a more interesting navigation, we suggest upgrading your browser, clicking in one of the following links.
All browsers are free and easy to install.

 
  • in vitruvius
    • in magazines
    • in journal
  • \/
  •  

research

magazines

projects ISSN 2595-4245


abstracts

português
O O-SI prevê a reutilização de veículos de transporte coletivo retirados da frota de São Paulo e adaptação de seu espaço para uso clínico com foco em telemedicina, permitindo uma maior flexibilidade e menor custo de operação.

english
The O-SI foresees the reuse of urban vehicles decommissioned from São Paulos’s bus fleet, and the adaptation of its spaces for clinical use with focus on telemedicine, allowing a bigger flexibility and lower operational costs.

español
El O-SI prevé la reutilización de vehículos de transporte público tomados de la flota de São Paulo y la adaptación de su espacio para uso clínico con un enfoque en telemedicina, lo que permite una mayor flexibilidad y menores costos operativos.

how to quote

PORTAL VITRUVIUS. Ônibus de Saúde Imediata (O-SI). Projetos, São Paulo, ano 20, n. 234.03, Vitruvius, jun. 2020 <https://vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/20.234/7802>.


O Ônibus de Saúde Imediata – O-SI será um equipamento de saúde de atendimento primário, móvel e modular, de rápida implantação e grande alcance. O projeto prevê a reutilização de até 4.800 veículos de transporte coletivo recentemente retirados da frota da cidade de São Paulo e adaptação de seu espaço interno para uso clínico com foco em telemedicina, permitindo uma maior flexibilidade e menor custo de operação.

Veículos de transporte coletivo retirados da frota de São Paulo
Foto/ photo São Paulo Antiga / Milton Jung [Creative Commons]

Identificamos que um dos efeitos indiretos decorrentes da atual pandemia é a diminuição da ida a hospitais (públicos e privados), postos de saúde, Unidades Básicas de Saúde – UBS e Unidades de Pronto Atendimento – UPAs por parte da população, devido ao medo do contágio pelo Covid-19, podendo isto acarretar inúmeras complicações à saúde dos munícipes, não diretamente relacionadas ao vírus.

Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho ocupado pelo hospital de campanha para tratamento da Covid-19
Foto/ photo Carlos Bardi/ divulgação [WPP/ Prefeitura de São Paulo]

Pavilhão de Exposições do Anhembi ocupado pelo hospital de campanha para tratamento da Covid-19
Foto/ photo Acervo Museu dos Eventos / Bruno Santos [Anhembi Parque / Folhapress]

Desenhado de forma a acompanhar as necessidades espaciais da modernização médica, o O-SI irá oferecer uma opção segura de atendimento preliminar e tratamento de doenças comuns durante e depois da pandemia de Covid-19.

Mapeamento dos casos de Covid-19 no Brasil
Imagem divulgação/ disclosure image [Democratic Architects]

Ocupação de leitos hospitalares por casos de Covid-19 no Sudeste do Brasil
Imagem divulgação/ disclosure image [Democratic Architects]

Passada a atual crise de saúde, o projeto será escalado e multiplicado, e funcionará na vanguarda das unidades básicas de saúde, operando off-grid quando necessário, de forma tecnológica e pontual com pré-agendamentos e triagem realizados por aplicativo e de maneira não presencial. Reduzindo custos para o sistema de saúde e democratizando o acesso universal à saúde e o atendimento de qualidade; sem filas e sem surpresas.

O projeto encontra-se agora na fase final de detalhamento e espera-se que o primeiro protótipo funcional esteja operante de 40 a 50 dias após aprovação.

ficha técnica

projeto
Ônibus de Saúde Imediata – O-SI

área
32m2 por módulo

arquitetura
Andre Enrico Cassettari Zanolla,  Antonio Roberto Zanolla, Rennan Carlos, Amanda Cunha (autores) / Democratic Architects

cliente
Prefeitura de São Paulo

consultor
Dr. Sun Rei Lin (Hospital São Paulo / Unifesp)

comments

234.03 arquitetura móvel
abstracts
how to quote

languages

original: português

outros: english

source

share

234

234.01 crítica

Casa E1027

Thays Teixeira Guimarães

234.02 habitação unifamiliar

Residência LG

234.04 arquitetura efêmera

Pavilhão Gife

234.05 instalação artística

Templo de Dandara

newspaper


© 2000–2024 Vitruvius
All rights reserved

The sources are always responsible for the accuracy of the information provided